Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 13 de março de 2012

Bebê enrolado em cobertor pode apresentar problemas no quadril

A técnica adotada por algumas mães, de enrolar fortemente os seus bebês em cobertores, pode provocar problemas no quadril dos infantes.

O alerta é do cirurgião ortopédico Nicholas Clarke, que trabalha no Hospital Geral Southampton (Reino Unido), onde scanners de quadril são realizados semanalmente em mais de cem crianças. Pelo menos um em cada grupo de 20 apresenta, em variados níveis, algum problema relacionado.

Mães que enrolam seus filhos com um cueiro ou um cobertor pode fazer com que ele durma melhor, sinta-se mais seguro ou o proteja contra cólicas. Mas, segundo o cirurgião, a prática está causando o aumento de casos de displasia do quadril.

O médico explica que o corpo da mãe costuma liberar hormônios cuja função é de relaxar os ligamentos do quadril do bebê para que o parto possa ser facilitado.

O cobertor enrolado faz o processo inverso: ele força as pernas do bebê, esticando-as. Isso não é nada bom, alerta Clarke, nos primeiros três ou quatro meses de vida, quando a criança está se recuperando naturalmente e tornando fortes seus ligamentos.

Apesar do tratamento contra a displasia do quadril funcionar em 85% das ocorrências, o médico lembra que os demais terão danos permanente, o que pode levar a um procedimento cirúrgico no futuro.

Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário