Procedimento simples e barato evita diversos tipos de infecções
Um relatório divulgado nesta sexta-feira (2) pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) mostra que 70% dos hospitais brasileiros têm uma parte específica de seu orçamento destinado à limpeza das mãos e 67% possuem um lavatório para cada dez leitos e um lavatório para cada unidade de terapia intensiva.
A higienização das mãos é o procedimento mais importante e barato para evitar a transmissão de infecções relacionadas ao atendimento de saúde.
O Relatório sobre Autoavaliação para Higiene das Mãos é inédito e feito a partir de conceitos da OMS (Organização Mundial da Saúde).
Outro resultado é que 75% dos hospitais pesquisados tem sistema de auditorias regulares para avaliar se produtos como álcool gel, sabonete, toalhas descartáveis e outros materiais estão disponíveis para a lavagem das mãos.
O levantamento mostra ainda que 99% das instituições participantes da pesquisa contam com água corrente limpa, 93% contam com sabonete em todas as pias e 92% possuem toalhas descartáveis em todos os lavatórios.
Apesar dos bons resultados, a Anvisa avalia que ainda é preciso um grande esforço em algumas áreas que afetam a higienização das mãos. Quase 70% dos hospitais não têm orçamento específico para capacitação e treinamento para limpeza das mãos e em 66% dos locais que responderam a pesquisa não há um sistema organizado que fiscalize se a higienização acontece no hospital.
A pesquisa contou com a participação de 901 hospitais que responderam de maneira voluntária um formulário disponível no site da Anvisa entre os dias 4 de maio e 31 de dezembro de 2011.
Fonte R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário