Toxoplasma gondii |
Contaminação por T. gondii leva a produção de metabólitos nocivos que danificam cérebro e aumentam risco de tentativas de suicídio
Cientistas da Michigan State University, nos Estados Unidos, descobriram que um parasita que parece inofensivo e é encontrado em muitas pessoas podem causar mudanças sutis no cérebro que levam a tentativas de suicídio.
A pesquisa mostra que uma infecção causada pelo parasita Toxoplasma gondii provoca inflamação ao longo do tempo, o que produz metabólitos nocivos que danificam células cerebrais e aumentam risco de suicídio em sete vezes.
Cerca de 10 a 20% das pessoas nos Estados Unidos têm Toxoplasma gondii, ou T. gondii, em seus corpos, mas na maioria, o parasita vivia em estado dormente.
"Pesquisas anteriores já haviam encontrado sinais de inflamação no cérebro de vítimas de suicídio e pessoas que lutam contra a depressão, e também há relatos anteriores que ligam Toxoplasma gondii a tentativas de suicídio. Em nosso estudo descobrimos que se uma pessoa é positivo para o parasita, ela é muito mais propensa a tentar suicídio", explica a líder da pesquisa Lena Brundin.
O trabalho de Brundin e seus colegas é o primeiro a medir a pontuação em uma escala de avaliação de risco suicídio de pessoas infectadas com o parasita, alguns dos quais haviam atentado contra a própria vida.
Os resultados mostraram que pessoas infectadas com T. gondii apresnetaram pontuações significativamente mais elevadas na escala, o que é indicativo de uma doença mais grave e maior risco para futuras tentativas de suicídio.
No entanto, Brundin salienta que a maioria das pessoas infectadas com o parasita não vai tentar o suicídio. "Alguns indivíduos podem, por algum motivo, ser mais suscetíveis a desenvolver sintomas", afirma.
T. gondii é um parasita encontrado em células que se reproduz em seu hospedeiro primário, qualquer membro da família dos felinos. Ele é transmitido para os seres humanos principalmente através da água e da ingestão de alimentos contaminados com os ovos do parasita, ou, uma vez que o parasita pode estar presente em outros mamíferos, através da carne crua.
Fonte isaude.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário