Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 8 de setembro de 2012

Como se manifesta a terrídor de dente

Anatomia de um  dente saudável
O pós tratamento odontológico, pode ocorrer se o paciente venha a queixar-se de dores de cabeça ou na articulação temporo mandibular (ATM) – que podem ocorrer juntas ou separadamente – causadas pelo esforço e fadiga nas estruturas durante o procedimento, que no momento está sob efeito anestésico.

Dor referida
A dor de cabeça apresentada no caso acima pode ser chamada de “dor referida”. Significa que ela tem origem de outra região, neste caso ocasionado pelo problema mandibular. Outro bom exemplo é a dor de dente de procedencia da falta de oxigênio no coração que é acompanhada da angina ou de ataque cardíaco também pode causar dor de dente. É comum ter dor de dente após ter feito um trabalho corretivo em um dente, mas esta não deve persistir por mais de 1 semana (se persistir comunique seu dentista).

Mesmo quando realizados com grande habilidade e cautela, a maioria dos procedimentos odontológicos produz trauma tecidual que resulta na liberação de mediadores inflamatórios e dor. Embora essa dor fosse anteriormente considerada inevitável e inofensiva, sabemos hoje que a dor não aliviada após cirurgia ou trauma possui conseqüências físicas e psicológicas negativas.

Os pacientes que evitam comer ou beber após um procedimento odontológico podem ficar desidratados ou desnutridos e a respiração superficial, bem como a supressão da tosse, para tentar aliviar a dor podem levar à pneumonia. Além disso, muitas pessoas podem deixar de procurar os dentistas para cuidados odontológicos por medo da dor que poderão sentir.

Os dentes são ricamente inervados com fibras nervosas A-delta mielinadas e não mielinadas e esses nervos podem ser ativados por estímulos térmicos, osmóticos, elétricos e químicos. Muitos procedimentos odontológicos são invasivos, o que leva ao desenvolvimento de dor após o paciente deixar o consultório do dentista.

A dor dentária aguda pode ser classificada como leve, moderada ou grave. Para avaliar o grau de dor que pode ser apresentado após um procedimento, os dentistas contam com o seu conhecimento sobre o procedimento a ser realizado, bem como com o relato de dor e desconforto do próprio paciente (a auto-avaliação da dor pelo paciente é considerada o indicador mais preciso e confiável da existência e intensidade da dor e do sofrimento).

Os pacientes que apresentam dor dentária podem manifestar sinais de dor, tais como ansiedade, angústia, diminuição da capacidade funcional, mas muitos não os manifestam. Além disso, os pacientes algumas vezes apresentam dor significativa na ausência de qualquer patologia observável, tal como vermelhidão ou edema. O nível de dor apresentado após procedimentos específicos pode variar consideravelmente de um paciente para outro, o que complica a seleção do tratamento analgésico.

Fonte MSD

Nenhum comentário:

Postar um comentário