A acanthamoeba é um parasita unicelular minúscula que se alimenta de bactérias encontradas em lentes de contato sujas |
Pessoas que usam lentes de contato correm o risco de ficarem cegos, alertam os cientistas. Foi encontrado o parasita Acanthamoeba, em água de torneira, piscinas e chuveiros.
Este alerta está voltado para todas as pessoas que usam lentes, principalmente para a Grã-Bretanha, com 3,7 milhões de usuários.
O número de infecções é pequeno, mas o tratamento é longo, doloroso e não é totalmente eficaz. A acanthamoeba é um parasita unicelular minúscula que se alimenta de bactérias encontradas em lentes de contato sujas.
Quando a lente entra em contato com o olho, o parasita atravessa a córnea que é a camada mais externa do globo ocular. Os sintomas que essa infecção traz são: olhos irritados e lacrimejantes, visão turva, sensibilidade à luz, inchaço da pálpebra superior e muita dor.
Segundo o oftalmologista Graeme Stevenson, a visão pode ficar danificada dentro de uma semana.
— Geralmente, ela deixa cicatrizes. A córnea é a janela para ver as coisas e, se a infecção penetra em direção à terceira camada, a pessoa fica com cicatrizes e com uma espécie de para-brisas gelado.
Para o tratamento dessa infecção, usa-se um tipo de colírio que deve ser pingado a cada 20 minutos todos os dias. Além disso, a pessoa deve permanecer até três semanas no hospital.
Em casos mais graves, recomenda-se o transplante de córnea.
Fonte R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário