Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 9 de setembro de 2012

Gordura trans está com os dias contados

Cientistas da USP criam salgadinho que substitui trans por nutriente capaz de proteger o intestino

Responsável pelo aspecto crocante das frituras e rainha absoluta do preparo de bolachas recheadas, sorvetes e batatas fritas, a gordura trans dá adeus. Durante cinco décadas esse ácido graxo aumentou o prazo de validade de inúmeros alimentos industrializados.

Atualmente, um olhar atento nas embalagens deixa claro que a trans foi riscada de muitos pacotes. E estudiosos asseguram que ela não voltará mais.

Cientistas da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo criaram um salgadinho que, em vez de trans, oferece um nutriente capaz de proteger o intestino. A mudança começa no processo de aromatização, que dá cheiro e sabor ao produto.

Para o preparo dos alimentos, é usado um composto não oleoso, rico em fibras que substitui com sucesso a trans. Esse ingrediente é à base de inulina e oligofrutose. Ou seja, estimula bactérias benéficas da flora intestinal, combatendo a prisão de ventre.

E uma boa notícia: a novidade foi aprovada pelos consumidores. O salgadinho apresenta as mesmas características dos similares encontrados no mercado, sem fazer mal à saúde!
 
Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário