Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 10 de novembro de 2012

AVC: como identificar, evitar e tratar

O acidente vascular cerebral (AVC) é considerado a principal causa de morte no Brasil. A expectativa é de que, em 2015, teremos 18 milhões de casos novos de AVC e, em 2030, as ocorrências cheguem a 23 milhões.
 
No Brasil, o AVC faz cerca de 100 mil vítimas por ano, podendo também causar sequelas graves que atingem aproximadamente 50% dos sobreviventes.
 
Os idosos são mais propensos a ter AVC, especialmente os homens, apesar de a frequência ser maior nas mulheres, já que elas vivem mais. Já os indivíduos de etnia negra, por terem, normalmente, a pressão arterial mais elevada, possuem maiores chances de adquirir um AVC em relação aos caucasianos.
 
Apesar destes conceitos, fatores externos (ou seja, fenotípicos) são muito importantes na fisiopatologia da doença. Como exemplo, citamos os seguintes: 1-hipertensão arterial, 2-tabagismo, 3-diabetes, 4-dislipidemia (colesterol e triglicerides elevados), entre outros. Fatores genéticos também podem estar associados ao AVC, apesar de ser mais incomum.
 
O AVC pode se manifestar, principalmente, de duas maneiras: 1-um déficit neurológico agudo caracterizado por perda da fala, da sensibilidade e/ou força de um lado do corpo, da visão (campo visual), da coordenação motora para caminhar OU 2-perda súbita e mantida da consciência, normalmente com alteração dos movimentos dos olhos e pupila, além de alterações respiratórias. Entretanto, a grande pista ou dica para pensar em AVC é o surgimento abrupto dos sintomas, como os relatados anteriormente, que se instalam em segundos ou minutos e podem ou não piorar ao longo dos minutos.
 
Basicamente, existem vários mecanismos que desencadeiam o AVC. O mais importante e mais comum é conhecido por AVC isquêmico, quando há alguma interrupção no fluxo de sangue de alguma artéria cerebral, levando a uma isquemia (falta de oxigênio) e consequente morte de células nervosas (neurônios). Este tipo de AVC tem relação com a idade, que costuma ocorrer entre os 60 e 80 anos.
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário