Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 10 de novembro de 2012

Sono ruim afeta apetite, com efeitos diferentes entre homens e mulheres

Um sono ruim afeta o quanto se come no dia seguinte, já apontaram diversos estudos. Mas o impacto de uma noite mal dormida é diferente entre homens e mulheres, diz pesquisa.
 
A variação do apetite se dá por causa da produção hormonal secretada pelo cérebro durante uma noite de sono. Um sono pior – menos do que as 8 ou 9 horas ideais ou deslocando demais os horários naturais de descanço, entre as 22h e as 6 da manhã – aumenta o risco para um maior descontrole do metabolismo, incluindo apetite.
 
“Mas essa produção irregular de hormônios agem de forma diferente em homens e mulheres”, diz a autora Marie-Pierre Saint Onge da Academia Americana de Medicina do Sono.
 
No caso dos homens o efeito desse sono ruim foi um aumento do apetite, enquanto entre as mulheres a sensação de estar saciadas ficava mais afetada. Isso quer dizer que após uma noite mal dormida os homens comem em excesso enquanto as mulheres demoram mais para sentirem que comeram o suficiente, o que também leva a uma alimentação errada.
 
“A pesquisa deixa clara a relação entre o sono e os mecanismos que regulam o equilíbrio energético do corpo. Esse desequilíbrio leva as pessoas a não saberem exatamente quando é o suficiente na hora de se alimentarem. Essa é uma dica importante para quem tem problemas de peso: regular o sono é a primeira providência a ser tomada e pode fazer uma dieta ser bem mais efetiva”, completa a pesquisadora cujo estudo foi publicado no periódico Sleep.
 
Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário