Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 10 de novembro de 2012

No inverno, fica mais difícil sair dos cobertores porque com a diminuição da temperatura e da luz, o corpo produz mais melatonina. Este hormônio é responsável pela sonolência.
 
Estudos realizados pela Unifesp, publicados em “Sono: Aspectos Profissionais e suas Interfaces na Saúde”, demonstram que a maioria das pessoas produz mais melatonina entre 3h e 5h da manhã. É quando sentimos mais frio e o sono se encontra na fase mais profunda – denominada como estágio REM.
 
Melatonina é um neuro-hormônio produzido pela glândula pineal e é apontada como uma das principais reguladoras do sono. Na presença de luz, nosso corpo emite um sinal para que deixe de ser produzida.
 
Sua produção atinge o pico aos 3 anos de idade e declina após os 60. Por isso, estudam-se tratamentos com o hormônio para idosos e para aqueles que sofrem de insônia.
 
Segundo artigo publicado na revista eletrônica PsiqWeb Psiquiatria Geral, os níveis de melatonina são maiores na mulher, tornando-a mais sensível às mudanças sazonais da luz. Por isso, no outono e inverno, a mulher está mais exposta aos distúrbios psíquicos e ganho de peso, do que no calor.
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário