Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 17 de novembro de 2012

Cafezinho na hora certa contra a diabetes

Uma pesquisa brasileira, desenvolvida pela nutricionista Daniela Sartorelli, da Universidade de São Paulo (USP), indica que consumir ao menos uma xícara de café depois do almoço reduz o risco de desenvolver diabetes tipo 2.
 
A nutricionista se baseou em dados de um estudo francês que acompanhou quase 70 mil mulheres com idades entre 41 e 72 anos desde 1990. Para relacionar o consumo de café das voluntárias e a menor incidência de diabetes, comparou dados de 1993 a 2007.
 
Não é novidade que o café possui efeito protetor contra o diabetes tipo 2, outros trabalhos já afirmaram. Segundo Daniela, a diferença de sua pesquisa é que os horários da ingestão puderam ser relacionados e seus efeitos associados.
 
De acordo com o trabalho da professora do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, as mulheres que consumiam café após o almoço tiveram risco 34% menor de ter diabetes. A proteção não foi encontrada naquelas que tomaram café em outro momento e 1.415 mulheres desenvolveram a doença durante o período estudado.
 
Entre as pacientes que tomaram no mínimo uma xícara de 125 mililitros de café na hora do almoço, 374 se tornaram diabéticas. O restante delas, ou seja, 1.051 não ingeriam a bebida nesse horário ou consumia o cafezinho em quantidades inferiores.
 
A nutricionista avaliou também as versões da bebida cafeinada ou não, com ou sem açúcar e todas apresentaram os mesmos benefícios. Embora, 60% das mulheres consumissem café sem açúcar, mesmo quando o adicionavam à bebida, a quantidade era menor do que as utilizadas aqui no Brasil.
 
Daniela Sartorelli explica que a proteção pode vir devido à menor absorção de ferro causada pela ingestão da bebida. “Indivíduos com estoque de ferro aumentado têm risco maior de desenvolver diabetes. Esse fator poderia proteger a pessoa, se a maior quantidade de ferro for ingerida no almoço”, conclui.
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário