Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 17 de novembro de 2012

Os cuidados com a primeira menstruação

Bem estar e saúde plena são o desejo de todas as pessoas, principalmente das mulheres. E o resultado não podia ser outro, de acordo com os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) os homens vivem, em média, 69 anos enquanto as mulheres até os 76. Por isso, a importância da primeira consulta ao ginecologista, é ela que vai garantir um crescimento saudável e com qualidade de vida.

Segundo a médica ginecologista, Bruna V. Gonzalez de Carvalho, colaboradora do Instituto Med Prev a primeira consulta com o ginecologista é quando a menina cria o vínculo com o médico e recebe orientações de como funciona o organismo feminino.

“Nessa consulta, o médico irá principalmente orientar e discutir sobre o ciclo menstrual da paciente, verificar se ela tem cólica ou sintomas de TPM, por isso a importância desse primeiro contato, pois a partir daí o médico acompanhará toda a vida reprodutiva da menina, da mulher”, elucida a especialista.

Após a primeira relação sexual, alguns exames se tornam fundamentais para um acompanhamento mais aprofundado e um diagnóstico correto do organismo da mulher, como é o caso do exame papanicolau (mais conhecido como exame de colo de útero), o qual pode detectar doenças e infecções no útero da mulher, servindo para prevenir o câncer de colo de útero.

“O exame de colo de útero é imprescindível na vida mulher, é um exame que não se deve deixar de fazer. Exames de sangue também são muito importantes, e podem detectar, por exemplo, o porquê de a mulher estar engordando sem motivos”, explica a doutora.

Para ter uma qualidade de vida basta cuidar da saúde desde cedo. A primeira menstruação acontece entre 9 e 15 anos, mas a idade pode variar. Alguns sintomas podem indicar que a primeira menstruação está próxima, como: o crescimento e dores nas mamas, e o crescimento de pêlos pubianos e axilares.

As mães têm um importante papel nesse processo, por isso devem ajudar as filhas levando-as ao ginecologista de sua confiança desde a infância.
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário