Uma boa notícia para quem deseja se proteger antecipadamente neste inverno: as clínicas particulares de Porto Alegre devem receber as vacinas contra a gripe já na próxima semana. A previsão é que a imunização comece a ser realizada nestes locais ainda no início de março.
A vacina, que foi modificada em relação à do ano passado, oferece proteção contra três vírus - Influenza A do grupo H1N1, Influenza A do grupo H3N2 e Influenza do tipo B - todos causantes das gripes sazonais. A dose ainda não tem um preço fixo, mas a estimativa é que o valor da seja semelhante ao do ano passado - em torno de 80 reais.
Qualquer pessoa a partir dos seis meses pode tomar a vacina nas clínicas particulares. A Chefe da divisão de vigilância epidemiológica da Secretaria Estadual da Saúde, Marilina Bercini, alerta para a importância da imunização precoce:
— Observamos que as pessoas procuram se vacinar quando começam as notícias tristes. Queremos o contrário este ano. Nosso objetivo é que a população seja imunizada o quanto antes para evitar uma grande circulação do vírus.
Mas o enfrentamento da gripe não se dá só pela vacinação, alerta Bercini. As medidas preventiva também são fundamentais para evitar a propagação dos vírus. É importante evitar ambientes fechados, lavar frequentemente as mãos, usar lenços descartáveis, evitar contato com pessoas que apresentem sinais de gripe e manter uma alimentação saudável. Esses cuidados, associados a uma boa orientação médica, ajudam a reduzir a chance de contágio.
Imunização para grupo de risco começará em Abril
Para reduzir o número de mortes registradas pela doença em 2012, que chegou a quase 70 casos, a Secretaria da Saúde também decidiu antecipar a Campanha de vacinação gratuita no Rio Grande do Sul. Este ano, ela iniciará no dia 15 de abril - duas semanas mais cedo que o período de 2012, quando as doses começaram a ser aplicadas no início de maio.
Além de um maior investimento em campanhas educativas e que estimulem a imunização, a Secretaria da Saúde promoverá este ano um grande seminário para discutir a questão da gripe com profissionais de saúde.
Outra alteração em relação aos anos anteriores é a inclusão de portadores de determinadas doenças crônicas ao grupo de risco. Em janeiro, o Ministério da Saúde elaborou uma lista de grupos de doenças cujos portadores devem ser vacinados em 2013. A expectativa é que, com essas medidas, um maior número de pessoas seja vacinado.
Fonte Zero Hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário