Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 1 de março de 2013

Insônia pode afetar o sistema imunológico

Quando não pode dormir, corpo liga uma espécie de
 "sinal de alerta" no sistema de defesa
Um estudo do Instituto do Sono de São Paulo (SP) constatou que quem dorme pouco pode ter o sistema imunológico prejudicado. O resultado é de uma pesquisa feita durante uma semana com 30 pacientes com idades entre 18 a 20 anos.
 
A investigação verificou que os prejuízos dependem do grau de privação do sono. Para tanto, os pesquisadores montaram três grupos e os submeteram a tipos diferentes de privação do sono: de controle, privação seletiva e privação total do sono. O monitoramento foi feito por exame de polissonografia.
 
De acordo com os resultados, o grupo que dormiu normalmente não apresentou alterações na imunidade. Os pacientes que tiveram privação seletiva, ou seja, eram acordados quando estavam próximos da fase mais profunda do sono, a REM, houve redução da imunoglobulina (IgA), que atua na proteção do organismo contra a invasão por patógenos. A redução permaneceu após três noites de recuperação do sono.
 
Já o grupo que teve privação total ficou 48 horas ininterruptas sem dormir. Os resultados mostraram que, neste grupo, o número de leucócitos e linfócitos TCD4 aumentaram consideravelmente nos pacientes. Para os responsáveis pela pesquisa, o aumento dos glóbulos brancos e linfócitos, que servem para combater infecções e adaptar a defesa para cada doença, respectivamente, é um sinal de alerta enviado pelo sistema de defesa para o corpo com privação de sono.
 
Os cientistas constaram que o corpo ligou uma espécie de "sinal de alerta" no sistema de defesa quando estava sem poder dormir, como se reagindo a algum tipo de agressão. E pior: após um período de 24 horas de recuperação, o número de linfócitos ainda não havia voltado ao normal.
 
Para ter uma boa noite de sono
A insônia é um problema que afeta 40% dos brasileiros, segundo dados da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Deste total, apenas 5% procuram o especialista. Cerca de 30% dos pacientes com transtorno de insônia apresentam o que os médicos chamam de "má higiene" do sono, ou seja, medidas que atrapalham a qualidade de vida e causam problemas de saúde.
 
Dicas para evitar a insônia:
 
— Mantenha um horário para ir dormir e para se levantar
 
— Faça do quarto um ambiente limpo, organizado, silencioso, escuro e propício para relaxar e dormir
 
— Tome um banho quente duas horas antes de deitar
 
— Mantenha os pés aquecidos antes e durante o sono
 
— Faça um lanche leve com leite e/ou derivados e carboidratos antes de dormir
 
— Faça exercícios físicos, de preferência no período da manhã
 
— Procure exposição à luz solar logo após levantar e no final da tarde
 
— Evite excesso de líquidos no período da noite
 
— Evite refeições pesadas à noite e próximas do horário de dormir
 
— Evite cafeínas (café, chá, refrigerante de cola, chocolate...) à noite
 
— Evite bebidas alcoólicas até quatro horas antes de ir dormir
 
— Evitar fumar pelo menos seis horas antes de dormir
 
— Evite cochilos longos (maiores que 40 minutos) durante o dia
 
— Não se alimente, não leia, não trabalhe e não assista TV na cama

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário