Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 20 de abril de 2013

Dispositivo portátil detecta grupo sanguíneo em cinco minutos

Dispositivo ajuda a eliminar erros humanos e deslocamentos ao laboratório
Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Dispositivo ajuda a eliminar erros humanos e deslocamentos
 ao laboratório
Aparelho, criado para ajudar em situações de emergência, pode ser usado para detectar doenças como pneumonia, sífilis e malária
 
Pesquisadora da Universidade do Minho, em Portugal, desenvolveu um novo dispositivo que consegue detectar automaticamente o grupo sanguíneo em cinco minutos.
 
O projeto, que recebeu o nome de ' For a Better World' foi desenvolvido com o intuito de ajudar em situações de emergência, sendo que o tempo de detecção, menos da metade dos detectores atuais do gênero, se adequa perfeitamente a estas situações.
 
Segundo a responsável pelo aparelho, Ana Ferraz, o fato de o processo ser completamente automatizado, sem intervenção de técnicos, faz com "que se eliminem erros humanos e que sejam desnecessárias deslocações ao laboratório. Desta forma os riscos de incompatibilidade são reduzidos".
 
A coleta do sangue é feita normalmente com uma seringa. Depois, o sangue é introduzido em cada uma das cavidades do aparelho. Então, é colocado um reagente e em pouco tempo é feita a identificação entre Rh e ABO.
 
Além desta função principal, o dispositivo pode ser utilizado ainda para detectar várias doenças, como pneumonia, sífilis e malária.
 
Através de uma aplicação informática, os dados podem ser enviados diretamente para o hospital para, por exemplo, começar a preparar a transfusão, mesmo antes de o paciente chegar.
 
O projeto venceu a edição nacional do Imagine Cup, uma competição tecnológica de nível mundial organizada pela Microsoft e dirigida a estudantes universitários, e vai representar Portugal na final mundial, que será realizada em St. Petersburgo, na Rússia, entre 8 e 11 de Julho.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário