Foto: Marcos Santos/USP Imagens Dispositivo ajuda a eliminar erros humanos e deslocamentos ao laboratório |
Pesquisadora da Universidade do Minho, em Portugal, desenvolveu um novo dispositivo que consegue detectar automaticamente o grupo sanguíneo em cinco minutos.
O projeto, que recebeu o nome de ' For a Better World' foi desenvolvido com o intuito de ajudar em situações de emergência, sendo que o tempo de detecção, menos da metade dos detectores atuais do gênero, se adequa perfeitamente a estas situações.
Segundo a responsável pelo aparelho, Ana Ferraz, o fato de o processo ser completamente automatizado, sem intervenção de técnicos, faz com "que se eliminem erros humanos e que sejam desnecessárias deslocações ao laboratório. Desta forma os riscos de incompatibilidade são reduzidos".
A coleta do sangue é feita normalmente com uma seringa. Depois, o sangue é introduzido em cada uma das cavidades do aparelho. Então, é colocado um reagente e em pouco tempo é feita a identificação entre Rh e ABO.
Além desta função principal, o dispositivo pode ser utilizado ainda para detectar várias doenças, como pneumonia, sífilis e malária.
Através de uma aplicação informática, os dados podem ser enviados diretamente para o hospital para, por exemplo, começar a preparar a transfusão, mesmo antes de o paciente chegar.
O projeto venceu a edição nacional do Imagine Cup, uma competição tecnológica de nível mundial organizada pela Microsoft e dirigida a estudantes universitários, e vai representar Portugal na final mundial, que será realizada em St. Petersburgo, na Rússia, entre 8 e 11 de Julho.
Fonte isaude.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário