Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 20 de abril de 2013

Estado do Rio abre 1500 postos de saúde sábado no dia D contra a gripe

 
A campanha tem o slogan "Quem se lembra da vacina se protege da gripe" e imunizou 7% do público alvo no estado até agora
 
No estado do Rio de Janeiro, 1.500 postos de saúde funcionarão neste sábado (20), que é o dia 'D' da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe deste ano. Os postos ficarão abertos de 8h às 17h. A campanha tem o slogan " Quem se lembra da vacina se protege da gripe" .

Até o momento, a campanha imunizou 7% da população do Rio, pouco mais de 212 mil pessoas. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar 80% do público alvo em todo o país, formado por idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses até 2 anos, gestantes, indígenas e trabalhadores da área da saúde. Este ano foram incluídas no público alvo da campanha mulheres no período de até 45 dias após o parto.

Outra novidade é que os doentes crônicos poderão receber a imunização em qualquer posto de saúde e não apenas nos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIEs). A cobertura vacinal em todo país está em 9,6%.

O grupo dos indígenas é o que tem, até agora, a maior cobertura vacinal neste início de campanha. Nos 92 municípios do Rio, foram imunizados 26% de indígenas; 11% de mulheres que recém deram à luz, 7,7% de idosos, 6% de gestantes; 5,9% de crianças e 4,9% de profissionais da saúde. A campanha vai até o dia 26 de abril.

Em 2012, o estado do Rio de Janeiro atingiu 83,7% de cobertura, ultrapassando a meta do Ministério. Porém, entre os grupos de idosos e gestantes, a meta não foi alcançada.

O imunizante deve ser tomado todos os anos. A escolha pelo período do outono para a aplicação é estratégica, pois a vacina precisa de duas semanas para induzir alguma proteção e de quatro a seis semanas para que a máxima proteção seja alcançada. Como o inverno é período de maior circulação do vírus, tomando a vacina no outono garante-se máxima proteção no período de maior circulação do vírus influenza.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário