Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 18 de maio de 2013

Cientistas desenvolvem nova versão de scanner de gordura corporal

Tamanho do equipamento foi reduzido para dois metros quadrados de área
Foto: Naylor Fabiano/Ass, de Com, do ICMC
Tamanho do equipamento foi reduzido para
dois metros quadrados de área 
Após escanear o corpo em 30 segundos, software calcula volume e altura e leva mais 30 segundos para processar o resultado final
 
O AllBodyScan 3D, scanner de gordura corporal ganhou uma nova versão, mais leve e compacta. O equipamento avalia o percentual de gordura corporal com maior precisão do que a tecnologia presente no mercado, e foi lançado durante o Circuito SESC de Corridas, em São Carlos. Na ocasião, o scanner avaliou 162 participantes.

Após escanear o corpo todo em 30 segundos, o software calcula volume e altura e, complementado com dados como idade e sexo do avaliado, leva mais 30 segundos para processar o resultado final. O escaneamento é feito por meio de um sensor de infra-vermelho, o mesmo utilizado nos videogames modernos, que é fixado em uma torre, enquanto o avaliado permanece em pé sobre uma plataforma giratória. O software captura os dados volumétricos e gera um modelo tridimensional da pessoa. Para tanto, é necessário que esta esteja com trajes adequados, como roupas de ginástica, pois o volume das vestimentas pode influenciar na medição. A versão compacta doAllBodyScan 3D suporta até 250 kg, o que possibilita sua utilização em pessoas com obesidade mórbida. O equipamento foi desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

O professor do ICMC, Mario Alexandre Gazziro, coordenador do projeto, diz que as modificações em relação à primeira versão foram mínimas. " A principal modificação foi a redução do tamanho, consumindo agora apenas dois metros quadrados de área, enquanto o outro modelo ocupava sete metros. Essa diminuição de tamanho foi possível, pois nessa nova abordagem, nós giramos o avaliado sobre o próprio eixo, em 180 graus" , explica o professor. Na versão original, um poste com os sensores é era rotacionado 270 graus ao redor do avaliado por meio de um trilho circular, o que tornava o equipamento grande" , revelou.

Gazziro, que iniciou a pesquisa há mais de dez anos, garante que a precisão do aparelho é idêntica à do original, pois depende apenas do software e dos sensores, que continuam os mesmos. " Continuamos com a meta de 1% de margem de erro na avaliação da gordura, sendo que, como novidade, esse novo scanner também vai avaliar a massa muscular e a massa óssea com percentual de erro de 5%" , conta o pesquisador. Essa precisão chega próxima ao que especialistas chamam de " padrão-ouro" , o mais preciso método de medição de gordura corporal, por pesagem hidrostática em tanque d'água.

Outro cálculo que é feito pela nova versão do equipamento é o de peso corporal, por meio da medição da superfície. A margem de erro é de 200 gramas para uma pessoa de biotipo médio (considerando um homem com 80 quilos). O software também armazena, exibe e permite exportar esses dados para outros sistemas.

O scanner passará a ser comercializado a partir do segundo semestre de 2013. As encomendas poderão ser feitas durante a feira Fitness Brasil, que ocorrerá entre os dia 5 e 7 de setembro, em São Paulo. Segundo Gazziro, o AllBodyScan 3D custará na faixa de 70 mil reais, e seu uso será voltado para academias de ginástica. " Esse preço ainda pode sofrer ajustes por conta das indústrias parceiras que vão realizar a produção e comercialização" , ressalta o professor. " Aos pesquisadores envolvidos professores, alunos, instituições de fomento e universidade cabe um percentual do lucro repassado em forma de royalties definido em convênios" , completou. O desenvolvimento do sistema contou com o apoio de especialistas clínicos e pesquisadores das áreas de computação, biomedicina e engenharia.

Com informações da Agência USP
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário