Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 18 de maio de 2013

Alto risco de doenças por obesidade atinge 58% dos paulistanos

A circunferência abdominal considera risco aumentado
 quando igual ou maior a 94 centímetros para homens e igual
 ou maior do que 80 centímetros para mulheres
69% das mulheres paulistanas apresentaram risco de doenças pela obesidade. Em 37% dos homens foi constatado o risco
 
A taxa de gordura com risco de desenvolvimento de doenças ligadas à obesidade, a exemplo de diabetes tipo 2 e cardiopatias, atinge 58% dos paulistanos. É o que aponta estudo do Programa Meu Prato Saudável. Enquanto 58% das pessoas que passaram pelo teste de bioimpedância apresentaram risco de doenças causadas pela obesidade, o IMC acusou obesidade em 35%." Isto preocupa, pois muitas pessoas pensam que estão com o IMC dentro dos limites normais, mas têm acúmulo de gordura corporal dentro do abdômen, indicador de risco para diabetes, hipertensão e outras doenças" , afirma a médica Elisabete Almeida, diretora-executiva do Meu Prato Saudável.

A avaliação nutricional por bioimpedância é um teste que dura cerca de 5 minutos, e determina quanto de massa gorda a pessoa tem. Ele mostra quanto é água, quanto é músculo e quanto é gordura. Entre as mulheres paulistanas, 69% apresentaram risco de doenças pela obesidade e 93% tiveram níveis de gordura considerados acima do ideal. Já entre os homens 37% tiveram constatado o risco de doenças e 79% tiveram taxa de gordura acima do ideal.

Para se determinar a faixa de peso ideal, o método mais utilizado atualmente é o Índice de Massa Corporal (IMC). " Porém, ele pode subestimar a gordura corporal por não diferenciá-la da massa muscular" , observa a médica.

No total, cerca de 400 pessoas passaram por testes de bioimpedância, aferição de IMC (Índice de Massa Corpórea) ou medição de circunferência abdominal. De 126 adultos, entre homens, mulheres e adolescentes, que passaram pelo teste de bioimpedância em evento comemorativo do Dia Mundial da Saúde, realizado em 5 de abril no Páteo do Colégio, centro de SP, 88% apresentaram níveis de gordura acima do considerado ideal.

O mutirão ainda mediu a circunferência abdominal. Por esse teste passaram 270 pessoas, das quais 175 mulheres e 95 homens. Entre as mulheres 85% apresentaram risco aumentado ou substancialmente aumentado de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Já entre os homens esse índice foi de 69%.

A circunferência abdominal considera risco aumentado quando igual ou maior a 94 centímetros para homens e igual ou maior do que 80 centímetros para mulheres. Já o risco substancialmente aumentado é constatado quando a circunferência abdominal é igual ou maior que 102 centímetros para homens e igual ou maior que 88 centímetros para mulheres.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário