Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 5 de maio de 2013

Especialistas alertam para presença de metais tóxicos em batons

Batom e gloss são de especial preocupação, porque são ingeridos ou absorvidos, pouco a pouco, pelo usuário
Foto: Valua Vitaly
Batom e gloss são de especial preocupação, porque são
ingeridos ou absorvidos, pouco a pouco, pelo usuário
Produtos podem conter chumbo, cádmio, cromo e alumínio, alguns em níveis que podem aumentar risco de problemas de saúde
 
Pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade da Califorbia, em Berkeley, nos EUA, detectaram a presença de metais tóxicos em batons e brilhos labiais vendidos em farmácias e lojas de departamento.
 
A pesquisa sugere a presença de chumbo, cádmio, cromo, alumínio e outros cinco metais, alguns dos quais encontrados em níveis que poderiam aumentar o risco de problemas de saúde.
 
"Apenas encontrar esses metais não é a questão, é o nível que importa. Alguns dos metais tóxicos estão ocorrendo em níveis que poderiam ter um efeito prejudicial a longo prazo", ", afirma a investigadora principal S. Katharine Hammond.

Segundo os pesquisadores, batom e gloss são de especial preocupação, porque são ingeridos ou absorvidos, pouco a pouco, pelo usuário.
 
Os pesquisadores desenvolveram definições para utilização média e alta de batons e gloss com base em dados de uso relatados em um estudo anterior. Utilização média foi definida como a ingestão diária de 24 miligramas de maquiagem dos lábios por dia. Aqueles que reaplicam o batom várias vezes podem se encaixar na categoria de alto uso, ingerindo 87 miligramas por dia.
 
Usando as doses diárias aceitáveis deste estudo, a média de utilização de alguns batons e brilhos labiais resultaria em exposição excessiva ao cromo, substância cancerígena relacionada a tumores de estômago. Alta utilização destes produtos de maquiagem pode resultar em potencial exposição excessiva ao alumínio, cádmio e manganês. Com o tempo, a exposição a concentrações elevadas de manganês tem sido associada à toxicidade no sistema nervoso.
 
O chumbo foi detectado em 24 dos 32 produtos analisados, mas a uma concentração que foi geralmente menor do que o nível de ingestão diária aceitável. No entanto, os níveis de chumbo ainda levantaram preocupações para crianças, que às vezes brincam com maquiagem, já que nenhum nível de exposição ao chumbo é considerado seguro para elas.
 
Os autores do estudo dizem que, para a maioria dos adultos, não há nenhuma razão para jogar o batom ou o gloss fora, mas a quantidade de metais encontrada sinaliza a necessidade de mais fiscalização pelos órgãos reguladores de saúde.
 
No momento, não existem normas americanas para conteúdos de metal em cosméticos. Os autores observam que a União Europeia considera o cádmio, cromo e chumbo ingredientes inaceitáveis, em qualquer nível, em produtos cosméticos.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário