Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 5 de maio de 2013

Novo sistema transcutâneo recarrega marca-passos à distância

Um dispositivo de pacemaker e um protótipo bobina implantável
Foto: MIT Portugal
Um dispositivo de pacemaker e um protótipo bobina implantável
Abordagem garante vida mais longa para dispositivos médicos implantáveis e evita cirurgia para substituição
 
Pesquisadores do MIT Portugal desenvolveram um sistema transcutâneo capaz de recarregar baterias equivalentes às usadas em dispositivos médicos implantáveis.
 
A abordagem permite uma vida mais longa para o mercado de dispositivos internos implantáveis no corpo humano, tais como marca-passos e desfibriladores cardíacos elétricos.
 
O sistema também atrasa a intervenção cirúrgica habitual usada para substituição dos dispositivos.
 
Em vez de submeter o paciente aos riscos de novas cirurgias, o que normalmente ocorre a cada cinco a sete anos, a bateria pode ser recarregada através da energia transmitida à distância pelo recarregador.
 
A eletricidade atravessa o corpo por via transcutânea, atingindo bobinas no aparelho que captam as ondas eletromagnéticas para gerar a eletricidade necessária para recarregar a bateria do dispositivo.
 
"A bateria não invasiva também permite um consumo personalizado de energia dos implantes cardíacos, portanto, o fluxo de energia pode ser regulado e adaptado de acordo com as necessidades do dispositivo eletrônico e da patologia do paciente", observa o pesquisador responsável pelo projeto António Abreu.
 
O protótipo, patenteado nos EUA e na Europa, foi inicialmente concebido para aplicação em marca-passos, mas atualmente, a técnica foi melhorada para dispositivos, tais como desfibriladores, bombas de insulina ou qualquer outro tipo de prótese implantável.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário