Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 5 de maio de 2013

Paraná registra mais de 31 mil casos de dengue em 9 meses

Segundo dados do relatório, 70% do total de casos foram registrados nos meses de fevereiro e março de 2013
Foto: SES/PR
Segundo dados do relatório, 70% do total de casos foram
registrados nos meses de fevereiro e março de 2013
142 casos evoluíram para a forma grave da doença, 77 em Foz do Iguaçu, que atingiu incidência epidêmica, com 895 confirmações
 
A Secretaria da Saúde apresentou um estudo preliminar sobre o comportamento da dengue no Paraná entre os meses de novembro/2012 e abril/2013, considerados mais críticos em relação à doença. Segundo o documento, apresentado na reunião mensal do comitê gestor intersetorial para o controle da dengue, 70% do total de casos foram registrados nos meses de fevereiro e março de 2013.Desde agosto de 2012 até agora já são 31.916 casos da doença, sendo que 142 evoluíram para a forma grave dengue hemorrágica ou dengue com complicações.

Destes casos graves, 77 são de Foz do Iguaçu, contudo não houve nenhuma morte pela doença no município. Nesta semana, a cidade de Foz também atingiu incidência epidêmica, com a confirmação de 895 casos. Somente em 2013, o Paraná contabiliza 13 mortes por dengue.

Neste ano, 98 municípios atingiram incidência superior a 300 casos por 100 mil habitantes, o que os colocou em situação de epidemia de dengue. Outra diferença no comportamento da doença foi o período quando o número de casos começou a aumentar. Em 2013 isto ocorreu já no início de janeiro, pelo menos três semanas antes ao comparado com os dois anos anteriores.

Para o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, isso mostra que a mudança das administrações municipais, aliada ao clima propício para o desenvolvimento do mosquito transmissor, contribuiu para que diversos municípios entrassem em situação de epidemia neste ano. " Este foi um ano atípico. Com as eleições, muitos municípios desestruturaram a retaguarda de combate à dengue e, inclusive demitiram as equipes que eram responsáveis pelo trabalho preventivo da doença. Com isso, os novos prefeitos iniciavam suas gestões já em condições pré-epidêmicas" , afirmou o superintendente.

O novo boletim da dengue mostra ainda que mais sete municípios saíram de situação de epidemia, pois tiveram uma queda significativa no número de casos nos últimos meses. Até agora, 22 cidades que conseguiram conter a epidemia.Além de Foz, outros 19 municípios atingiram incidência epidêmica nesta semana. 15 dessas cidades têm menos de 20 mil habitantes e por isso alcançam incidência epidêmica mesmo com poucos casos. Esta é a situação de Santa Inês, na região Norte, que entrou em epidemia com apenas 12 casos confirmados.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário