Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 5 de maio de 2013

OMS encoraja pacientes a incentivar limpeza das mãos nos serviços de saúde

Mais da metade dessas infecções podem ser prevenidas por meio da limpeza correta das mãos por médicos e enfermeiros
Foto: University of Michigan Health System
Mais da metade dessas infecções podem ser prevenidas por meio
da limpeza correta das mãos por médicos e enfermeiros
Mais da metade das infecções hospitalares podem ser prevenidas por meio da higiene correta das mãos por médicos e enfermeiros
 
No Dia da Higiene das Mãos, 5 de maio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) está incentivando os pacientes e seus familiares se unir aos profissionais de saúde em seus esforços para praticar a boa higiene das mãos.
 
Todos os anos, milhões de pacientes em todo o mundo são afetados por infecções associadas aos cuidados de saúde. Estas infecções levam ao sofrimento físico e psicológico e por vezes causam a morte dos pacientes, e perdas financeiras para os sistemas de saúde.
 
Mais da metade dessas infecções podem ser prevenidas por meio da limpeza correta das mãos por médicos e enfermeiros em momentos-chave no atendimento ao paciente.
 
Infecções associadas aos cuidados de saúde geralmente ocorrem quando os germes são transferidos pelas mãos dos profissionais de saúde em contato com o paciente. As infecções mais comuns são as do trato urinário e infecções de sítio cirúrgico, pneumonia e infecções da corrente sanguínea. De cada 100 pacientes hospitalizados, pelo menos, sete nos países desenvolvidos e 10 em países em desenvolvimento vão adquirir uma infecção associada aos cuidados de saúde. Entre os pacientes criticamente doentes e vulneráveis em unidades de cuidados intensivos, esse número sobe para cerca de 30 por 100.
 
Praticar a boa higiene das mãos durante os cuidados de saúde usando a esfregação das mãos à base de álcool ou lavagem com água e sabão, se visivelmente sujo, reduz o risco dessas infecções.
 
"Infecções associadas aos cuidados de saúde são um grande fardo em todo o mundo e ameaçam a segurança e o cuidado dos pacientes. Eu peço a comunidade de cuidadores da saúde e pacientes que ajam de forma firme e decisiva para salvar vidas deste mal evitável", afirma Sir Liam Donaldson, enviado da OMS para a Segurança do Paciente.

"Salve vidas: limpe suas mãos"
Mais de 15 700 instalações de saúde com mais de 9 milhões de trabalhadores de saúde em 168 países inscreveram seu compromisso com a boa higiene das mãos como parte da campanha mundial da OMS: "SALVE VIDAS: limpe suas mãos".
 
A campanha está em vigência desde 2009 e 12 novos países aderiram no ano passado.
 
Segundo a OMS, quando se trabalha com os pacientes, a higiene das mãos deve ser realizada em cinco momentos-chave, de preferência usando álcool ou água e sabão para lavar as mãos, se estiverem visivelmente sujas.
 
Os cinco momentos para a higienização das mãos são:
- antes de tocar em um paciente;
 
- antes de procedimentos de limpeza e assepsia;
 
- após o contato com fluidos corporais;
 
- depois de tocar um paciente;
 
- depois de tocar o ambiente do paciente.
 
A organização acredita que gerar a conscientização e a participação do paciente é fundamental para o aumento de oportunidades para a segurança do paciente. Muitas unidades de saúde educam e encorajam os pacientes e suas famílias a participarem da higiene das mãos.
 
"A participação do paciente pode ser uma ferramenta poderosa para alcançar melhorias na área da saúde. Embora a capacidade dos pacientes de estarem envolvidos irá variar em diferentes culturas e situações, os familiares dos pacientes, muitas vezes ajudam com prestação de cuidados e são alguns dos melhores defensores de seus entes queridos, o que os torna bons aliados neste processo", afirma Benedetta Allegranzi, da OMS.
 
Os pacientes e seus familiares podem participar:
 
- pedindo informações sobre todas as iniciativas existentes que envolvem pacientes na unidade de saúde e;
 
- pedindo aos trabalhadores de saúde que estão prestes a tocá-los para limpar suas mãos, e agradecê-los quando o fazem.
 
No Dia da higiene das Mãos, a OMS convida também as unidades de saúde para tomar medidas sobre monitoramento de práticas de higiene das mãos e fornecer feedback aos profissionais de saúde. Estes são elementos essenciais de estratégias bem-sucedidas para reduzir as infecções associadas aos cuidados de saúde.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário