Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 6 de julho de 2013

Saiba como preparar a casa para evitar acidentes domésticos

Saiba como preparar a casa para evitar acidentes domésticos Mauro Vieira/Agência RBS
Foto: Mauro Vieira / Agência RBS
Gisleine com o dispositivo que lhe dá confiança para morar
 sozinha, porque permite acionar a família rapidamente
 em caso de emergência
Estabelecer um ambiente seguro, removendo ameaças e obstáculos á circulação, pode salvar a vida de crianças e idosos
 
Escadas, tapetes, pisos escorregadios, móveis mal distribuídos. São muitas as armadilhas que ameaçam a integridade física das pessoas dentro do lar. E as principais vítimas são justamente aqueles que estão as fases inicial e final da vida.

Na maioria das vezes, o acidente ocorre não apenas por desatenção dos idosos e das crianças pequenas, mas por falta de cuidado dos adultos responsáveis pela casa e que poderiam ajudar a facilitar o caminho.

Dados do Ministério da Saúde mostram que uma das principais causas de sofrimento e de morte entre os idosos e crianças até 14 anos são as lesões não intencionais, que poderiam ser evitadas.

Cuidado com...


... as crianças pequenasNa fase em que a criança inicia seus primeiros contatos e suas impressões do mundo, do nascimento até cerca de seis anos, é importante estabelecer um ambiente seguro, que permita o seu desenvolvimento integral.

Isso não quer dizer que se deve manter o filho em uma jaula. Pelo contrário: é preciso criá-lo com liberdade e fazê-lo entender que cair faz parte do jogo. Essa queda, porém, pode ser amaciada pelos pais e responsáveis.

É o que defende o vice-presidente da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, Marcelo Porto. Para ele, dar limites não significa ser superprotetor:

— Não é raro a criança querer copiar um super-herói favorito da televisão que se atira da janela, pensando que pode repetir a façanha sem se machucar. Até os cinco ou seis anos, o nível de compreensão é baixo e o nível de pensamento mágico é alto. Por isso, é importante manter-se sempre vigilante.

Com o avançar da idade e a maior mobilidade da criança, a chance de acidentes só aumenta. A dica é preparar o cenário seguro antes que o pior aconteça. De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Institucional da ONG Criança Segura, Adriano de Oliveira, há zonas proibidas na casa, das quais deve-se afastar a criança.

É o caso da cozinha, das janelas, de escadas e da piscina. Outro alerta é que, independentemente de onde estiver a criança, ela deve estar sempre acompanhada de um adulto.

... e com as "grandes"


Tapete no chão, nem pensar. Quarto escuro, também não. Um ambiente amigável para idosos tem caminho livre.

Com as limitações naturais da visão e da audição nessa fase da vida, a orientação fica mais difícil. Por isso, todo tipo de alerta é válido: avisos, luminosos e muita, mas muita conversa, são as principais armas para fazer os mais velhos driblarem as armadilhas que podem provocar uma queda.

— É preciso evitar que a disposição dos móveis facilite os tropeços e os escorregões — diz Paula Capponi, fisioterapeuta do Asilo Padre Cacique, de Porto Alegre.

Responsável pela gestão do espaço para facilitar o deslocamento de quem mora no abrigo, Paula diz que boas alternativas são tapetes antiderrapantes nos banheiros, barras laterais nos boxes dos chuveiros e nos corredores e alerta com fitas amarelas nas escadas. As sessões de fisioterapia servem para simular situações como a forma correta de sentar, com o apoio dos pés, quadris e costas.

Responsáveis por 90% das fraturas em pessoas com mais de 65 anos de idade, as quedas estão entre as principais causas de lesões e de internação na terceira idade.

— Rever os medicamentos e o uso de dispositivos de assistência e de correção de alterações do pé (órteses) também ajuda a reduzir o risco de quedas — alerta o reumatologista Sergio Bontempi Lanzotti, diretor do Instituto de Reumatologia e Doenças Osteoarticulares (Iredo).

Pingente da autonomia
Um pingente que funciona como uma espécie de babá eletrônica é uma alternativa para ajudar idosos que moram sozinho. O aparelho é conectado a uma central telefônica e fica pendurado no pescoço da pessoa.

Em caso de acidente, como uma queda da qual não consegue se reerguer, ela aperta em um botão e os telefones cadastrados (geralmente de filhos, vizinhos ou porteiro) são acionados.

— Nem sempre a pessoa está com o celular ao seu alcance. Ou, muitas vezes, não escuta o telefone tocar. Neste caso, o aparelho envia um sinal e o familiar é avisado imediatamente — explica Gilson Esteves, gerente da Iris Senior, empresa fabricante do aparelho.

O dispositivo é à prova d’água, tem uma bateria que dura até três anos e modelos de pulso. Entre suas funcionalidades, estão sensores de movimento e temperatura, para caso de incêndio.

Apesar de fazer pilates, estudar inglês, piano e ter uma vida social ativa, a aposentada Gisleine Rosendo, 62 anos, se preocupa com a possibilidade de um mal súbito enquanto estiver sozinha. Por isso, contratou o sistema para aprimorar sua comunicação com as filhas, e desta forma, sentir-se com mais autonomia. – Caso algo aconteça comigo, prefiro que minha família seja avisada rapidamente – afirma. Muito utilizado em nos Estados Unidos e Europa, o sistema é distribuído gratuitamente pelo governo em países como a Inglaterra e Espanha, onde é batizado de "sirepe", acrônimo que significa sistema de resposta de emergência pessoal.

EM NÚMEROS

Causas de acidentes em crianças de 0 a 14 anos

Trânsito — 40%

Afogamento — 25%

Sufocação — 15%

Queimaduras — 6%

Quedas — 4%

Intoxicações — 2%

Armas de fogo — 1%

Outros — 7%

Fonte: ONG Criança Segura – 2010

Estatísticas sobre queda de idosos no Brasil

19 milhões é a população de idosos no Brasil

12% das mortes
de idosos ocorrem em consequência de quedas com fratura

70% das mortes acidentais
de pessoas acima de 75 anos é por causa da queda

54% das quedas são consequência de um ambiente inapropriado

66% das quedas dos idosos ocorrem dentro da própria casa e 22% na rua

R$ 51 milhões por ano é o valor mínimo gasto pelo SUS com tratamento de fraturas decorrentes de queda

R$ 24,77 milhões por ano é o valor mínimo gasto com medicamentos para tratamento da osteoporose

30% dos idosos que sofrem fratura de fêmur morrem menos de um ano após o acidente

Fonte: Ministério da Saúde
 
Por Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário