Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 6 de julho de 2013

Menopausa precoce pode atrapalhar saúde feminina

Menopausa precoce pode atrapalhar saúde feminina Cynthia Vanzella/Agencia RBS
Foto: Cynthia Vanzella / Agencia RBS
Ondas de calor atingem 80% das mulheres na menopausa
Cerca de 3% das mulheres estão sujeitas ao problema
 
Caso antes dos 40 anos você notar sintomas como ondas de calor, irregularidade menstrual, insônia, irritabilidade persistente , ressecamento vaginal, alterações na pele e cabelo, aumento de peso e suores noturnos, fique atenta, pode ser a menopausa que chegou antes da hora. Ainda não existe uma causa determinante para a menopausa precoce, mas ela pode ocorrer por vários fatores, como o histórico familiar.
 
Segundo a ginecologista e obstetra Erica Mantelli, a menopausa ocorre, em média, aos 50 anos. Ela é definida como a parada da menstruação, já o climatério é o período de transição entre o período reprodutivo e não reprodutivo da mulher. Esse período de transição pode iniciar dois a três anos antes da menopausa e terminar muitos anos após.
 
— Quando a menopausa ocorre antes dos 40 anos, sem uma causa aparente, costuma-se identificar o processo como Falência Ovariana Precoce (FOP) — explica a médica.
 
Cerca de 3% das mulheres estão sujeitas à menopausa precoce ou falência ovariana prematura. As mulheres nascem com um número de óvulos pré-determinados que, em condições normais, são suficientes para que ovulem da puberdade até próximo aos 50 anos, quando chega à menopausa.
 
— Quando ocorre a menopausa precoce os ovários deixam de funcionar adequadamente ainda numa idade jovem. A menstruação desaparece ou vem em quantidade mínima ou esporádica. Em alguns casos, a menopausa pode ser decorrente de tratamentos como, por exemplo, a quimioterapia, radioterapia, cirurgia ovariana, tabagismo e algumas doenças infecciosas (malária, varicela e caxumba) — afirma Erica.
 
Alguns estudos vêm revelando que a idade da menopausa tem a ver com a história familiar da paciente. De acordo com a médica, a idade que a menopausa ocorre pode não estar relacionada apenas com à época da primeira menstruação, mas sim quando a mãe e as irmãs da paciente entraram em menopausa.
 
Menopausa precoce impede a maternidade?
A menopausa prematura diminui drasticamente as chances de engravidar. Entretanto, a ginecologista esclarece que ela não representa o fim das esperanças para mulheres que desejam ser mães.
 
— Se a menopausa é diagnosticada precocemente, a mulher pode conseguir uma gravidez bem sucedida através de doação de óvulos com o uso dos espermatozoides do seu companheiro — revela a médica.
 
Atenção aos sinais do corpo

Os sintomas da menopausa podem variar. Entre eles, estão:
 
— Ondas de calor: atingem 80% das mulheres e aparecem subitamente, com duração de 5 a 30 minutos, acompanhados de suor intenso e desconforto

— Suores noturnos

— Irregularidade menstrual: o fluxo menstrual vai diminuindo progressivamente. Pode tornar-se abundante, parar por alguns meses, reaparecendo depois em ciclos esparsos

— Ressecamento vaginal: sintoma que provoca desconforto especialmente durante as relações sexuais

— Diminuição da libido: a vontade de praticar sexo sofre uma perceptível redução

— Incontinência urinária: por perda de tônus da bexiga

— Dores de cabeça

— Alterações na pele e nos cabelos (queda de cabelo, pele ressecada, cabelos quebradiços e opacos)

— Insônia e cansaço

— Perda de memória

— Aumento de peso

— Perda de força muscular

— Perda de massa óssea, com decorrente risco de osteoporose

— Nervosismo, irritabilidade

— Alterações do humor

— Tensão, ansiedade

— Depressão
 
Convivendo com o problema
O diagnóstico da menopausa é importante para todas as mulheres, principalmente as que desejam engravidar. A mulher deve procurar um ginecologista após notar os sintomas da menopausa precoce para dar início a uma série de exames físicos e complementares, como o de dosagem hormonal e o ultrassom transvaginal. Exames de sangue podem ser realizados para se investigar a presença de anticorpos que causam danos às glândulas endócrinas.
 
Confirmado o diagnóstico, um dos tratamentos é com a Terapia de Reposição Hormonal (TRH).
 
— O TRH é imprescindível nos casos de menopausa de origem cirúrgica ou provocada por quimioterapia, em virtude da intensidade destes sintomas. Além disso, essas mulheres apresentam um risco maior de desenvolver doenças cardíacas e osteoporose — conclui Erica.
 
Saiba como aliviar os sintomas:
 
— Mantenha uma vida saudável e pratique exercícios

— Faça todos os exames anuais recomendados pelo médico, incluindo controle de glicemia e colesterol

— Tente dormir o suficiente. A falta de sono pode contribuir para a confusão mental e baixa libido, problemas frequentemente associados à menopausa

— Para evitar a osteoporose, consuma alimentos ricos em cálcio, como vegetais verde-escuros, peixes, sementes de abóbora, melancia, leite de soja enriquecido com cálcio, tofu, leite de vaca desnatado e seus derivados

— Aumente o consumo de água. Evite bebidas alcoólicas, café e refrigerantes

— Devido à facilidade para engordar e aumentar o colesterol ruim e triglicérides, evite frituras, alimentos gordurosos, excesso de açúcares, massas e sobremesas com frequência

— Discuta com o médico os prós e contras do uso da terapia de reposição hormonal. Ela não é recomendada para mulheres em situação de risco de câncer de mama, trombose ou doença cardíaca
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário