Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 6 de julho de 2013

Tenha uma horta de ervas para garantir chás fresquinhos em casa

A hortelã é indicada para problemas digestivos, alivia enjoos
 e pode ser usada para combater inflamações
Hortelã, melissa e erva-cidreira estão entre as espécies fáceis de cultivar em vasos e que possibilitam aquecer-se com deliciosas infusões durante o inverno

Nesse friozinho, nada melhor do que um bom chá ou infusão de ervas colhidas diretamente da horta para esquentar. “É simples cultivá-las em casa, basta encontrar um local adequado”, afirma a paisagista Anna Saraceni. Esse lugar pode ser um pequeno jardim, a varanda ou a janela da cozinha. “O importante é que as espécies recebam luz solar por cerca de quatro horas por dia".

Depois de eleger o cantinho perfeito, a dica é organizar uma verdadeira reunião familiar. “Antes de começar o plantio é fundamental decidir quem vai cuidar da horta e quais ervas serão as escolhidas”, diz Rodrigo Rufino, da Sabor de Fazenda.
 
Conheça mais sobre os benefícios de cada erva e eleja sua infusão favorita:
 
- A camomila é indicada para combater cólicas em recém-nascidos e problemas inflamatórios.
 
- Também conhecida como Melissa, a erva-cidreira é um digestivo eficaz e se desenvolve melhor na sombra.
 
- O capim santo, espécie de erva-doce, precisa ser cultivado em local ensolarado ou a meia-sombra. O solo deve ser bem drenado e fértil.
 
- A erva-doce é boa para cólicas. Por ser expectorante é indicada para pessoas com tosse e bronquite. Melhora problemas digestivos.
 
- A Carqueja tonifica o aparelho digestivo. É indicada contra má digestão, gastrite e úlcera Dica de cultivo: gosta de muito sol.
 
- A mil folhas ajuda a combater dores de cabeça e febre. O chá pode ser usado para lavar feridas.
 
 -A cavalinha é diurética, ajuda a baixar a pressão arterial, tonifica rins e bexiga. Indicada para evitar osteoporose.
 
- A hortelã é indicada para problemas digestivos, alivia enjoos e pode ser usada para combater inflamações. A espécie deve ser cultivada em solo úmido.
 
O próximo passo é comprar o material necessário: mudas, vasos ou jardineiras. “As ervas prontas para replantio são boas opções. Algumas das espécies mais usadas são a carqueja, a hortelã, o capim-limão, a erva-cidreira e o manjericão, entre outras”, diz Laurent Serrigny, da Horta em Casa. 
 
Segundo ele, o segredo do sucesso é cultivá-las em solo fértil, preparado com adubos orgânicos. Há também receitas simples que garantem a saúde das plantas . “Misture um pouco de leite na água de rega, pois é fonte de cálcio. Pó de café (depois de coado) pode ser colocado na terra, medida que evita o aparecimento de pragas”, indica Anna.

Cuidados básicos              
Outra medida para se livrar das pragas é plantar capuchinha ou qualquer exemplar com flores amarelas ao redor das ervas. “Elas atraem os insetos que afugentam as pestes”, afirma a paisagista. Garantir uma boa drenagem também é indispensável, pois espécies encharcadas não sobrevivem. “No caso de vasos, é importante dispor argila expandida e manta de bidim (que funciona como filtro) embaixo do substrato”, ressalta. 

A rega deve ser feita duas vezes por semana para garantir um bom resultado. “É essencial reservar algumas horinhas de atenção para a horta. Além de lindas, as ervas são muito úteis pelo aroma, sabor e propriedades medicinais”, diz Rufino.
            
Precauções importantes
Na hora de plantar as mudas é preciso manter uma certa distância uma da outra. “Num espaço de 30 cm, por exemplo, é recomendado acomodar apenas três”, afirma Rufino. Porém, uma delas – a hortelã – deve ser separada do restante, pois sua raiz atrapalha o desenvolvimento das outras plantas.
 
Outra característica que pode prejudicar a horta é o excesso de ventos. “Portanto, se ela estiver na varanda é fundamental criar uma barreira com vidro, cerca de bambu, estufa ou planta de grande porte para proteger”, recomenda Marcelo Noronha, engenheiro agrônomo e proprietário da empresa Minha Horta.
 
Os vasos também devem ser escolhidos com atenção. “Modelos pequenos (20 cm x 15 cm) são indicados para tomilho e manjericão. Os maiores (acima de 30 cm de altura) podem abrigar alecrim e sálvia”, diz Rufino.
 
Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário