Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 3 de agosto de 2013

Alongamento combate dor nas costas durante o frio

Exercícios ajudam a evitar sintomas de doenças degenerativas
 
Quem sofre de algum problema nas costas deve ficar mais atento no frio e tomar alguns cuidados especiais. Isso porque as dores tendem a ser mais frequentes nesta época do ano, devido a uma série de fatores.
 
“O problema está na falta de atividade física”, aponta Sérgio de Souza Pinto, professor de fisioterapia da Unicid (Universidade Cidade de São Paulo). A baixa temperatura faz com que muitas pessoas evitem exercícios, o que pode agravar o efeito de processos degenerativos como bico de papagaio, hérnia de disco e artrose.
 
Roseli Cordeiro Morais, diretora do curso de fisioterapia da UnG (Universidade de Guarulhos), cita os problemas de postura. “A pessoa tende a ficar mais encolhida no frio, com os músculos retraídos”, afirma.
 
 
A musculatura se contrai e passa mais tempo parada por efeito do frio, de acordo com a fisioterapeuta. “O frio gera constrição dos vasos sanguíneos, reduzindo a irrigação muscular. Resultado: o músculo leva mais tempo para exercer suas funções.”
 
A circulação também pode privilegiar órgãos mais importantes do organismo, como pulmões e coração, prejudicando a irrigação muscular. Isso acontece, explica Roseli, em condições extremas. Mas também pode ocorrer, com menos intensidade, durante o frio.
 
Outro fator fisiológico está no líquido encontrado nas articulações do corpo, o líquido sinovial. “Ele fica mais espesso com o frio e pode limitar os movimentos”, afirma a fisioterapeuta.
 
No inverno, a umidade relativa do ar costuma ser mais alta e isso pode afetar os tecidos moles, tendões e ligamentos. “É por isso que as pessoas com cicatrizes costumam dizer que ela está doendo", comenta.
 
Motivos para se cuidar no frio não faltam. As dicas são simples: mantenha-se aquecido e não deixe de fazer alguma atividade física. Mas se você não pode ir à academia, existem alternativas de alongamento que podem ser feitas em casa. E elas ajudam bastante.
 
O ideal é fazer os alongamentos diariamente, mas eles também podem ser realizados a cada dois dias.

Nas imagens, uma estudante da Unicid mostra os principais movimentos para evitar dor nas costas:
 
Deite com os joelhos dobrados. Traga um dos joelhos para perto do peito e mantenha a posição por 30 segundos. Refaça o movimento com a outra perna. Foto: Edu Cesar/Fotoarena
 
Com um lençol em volta do pé, estique a perna até formar um ângulo reto com o quadril. Mantenha a posição por 30 segundos e relaxe. Repita o exercício com a outra perna. Foto: Edu Cesar/Fotoarena
Deite com os joelhos dobrados. Use as mãos para levá-los contra o peito e mantenha a posição por 30 segundos. Relaxe e volte à posição inicial. Foto: Edu César/ Fotoarena
 
Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário