Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Confira os benefícios do chocolate amargo para a saúde

Rica em cacau, a versão escura retarda o envelhecimento e é uma ótima aliado no combate ao colesterol alto
 
chocolate, que por muitos anos foi visto como vilão da saúde, pode ser até mesmo um aliado. São várias as pesquisas que comprovam os benefícios do alimento, que se dá em razão da presença do cacau.

Consumido em porções razoáveis, o ingrediente está longe de ser um produto proibido — ao contrário do que normalmente se pensa. Isso porque, quanto maior a concentração dele, menor a adição de açucares e gorduras e, consequentemente, mais vantagens para a saúde.

Em vista disso, as versões mais recomendadas por especialistas são as amargas, feitas com grãos de cacau torrados e sem a adição de leite.

Graças à presença de magnésio — mineral essencial para guardar a energia —, o chocolate é antiestressante. Além disso, a versão amarga é rica em flavonoides, poderoso antioxidante natural que protege a pele contra os raios UV do sol, mantendo, assim, a face protegida do envelhecimento.

Além disso, os flavonoides também contribuem para que as veias trabalhem melhor, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares. Eles também ativam a produção de óxido nítrico no organismo, fazendo com que os vasos sanguíneos relaxem e a pressão arterial diminua.

O cacau ainda contém bioflavonoides, impedindo a oxidação do LDL e, consequentemente, que ele se acumule nas artérias, levando ao entupimento das mesmas. Assim, apresenta-se um aliado no combate ao colesterol ruim, além de aumentar a concentração de HDL (colesterol bom).

Sem exageros!
Apesar das vantagens que o chocolate amargo apresenta para a saúde, especialistas alertam que ele não deve ser consumido em demasia. Para desfrutar dos benefícios, é preciso ingeri-lo constantemente, mas sem ultrapassar as 100g diárias.

Na cozinha é fácil!
Embora seja mais facilmente degustado aos pedaços, o chocolate pode ser usado em diversas sobremesas.

Mas a grande diferença é o seu uso em salgados, como na receita de foie gras ao cacau, que tem feito sucesso nos últimos tempos. Além disso, o pó de cacau casa bem com a delicadeza do salmão.
 
Fonte AFP/Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário