Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 6 de agosto de 2013

Estrutura do 'hospital do trânsito' inclui oficina de próteses

Além do atendimento constante há 60 anos, o Instituto de Ortopedia e Traumatologia também é o atual responsável por serviços que começaram bem antes de 1953, como o banco de ossos (criado em 1950 e transformado em banco de tecidos em 1993), e a oficina de próteses, em 1944.

O banco de tecidos consiste em três “geladeiras” enormes que conservam partes de ossos, e outros materiais para transplante, a -80°C. “São 12 doadores por ano, em média. Cada um ‘serve’ a cerca de dez pacientes”, conta a enfermeira Graziela Maragni, responsável pelo controle de qualidade do setor.

Quando é preciso uma prótese (cada vez mais necessárias, pois o número de amputações em decorrência de acidentes dobrou de 2011 para 2012), elas são fabricadas no hospital. “Fazemos a prótese personalizada para o paciente”, orgulha-se o chefe da divisão, Antonio Carlos Ambrosio. Trabalham no departamento 47 funcionários, todos formados ali mesmo.

Em média, são 1,3 mil atendimentos por mês. O que não significa 1,3 mil pacientes. “O sujeito vem aqui mais de uma vez. Precisa medir, experimentar”, explica Ambrosio. “Depois, vem o treinamento do uso.” Para a confecção propriamente dita, leva-se cerca de oito dias. Mas, até o paciente receber “alta” do departamento, lá se vão dois meses.
 
As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.
 
Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário