Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 6 de agosto de 2013

No Brasil, 11,7% dos bebês são prematuros

A taxa de bebês nascidos prematuros no Brasil é maior do que se pensava, indica estudo liderado pela Universidade Federal de Pelotas e financiado pelo Ministério da Saúde e pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).
 
O sistema oficial que mede essa taxa (SINASC) subestimou o número de prematuros em 40% ao longo da década passada, explicou Cesar Victora, da UFPel, em evento no Ministério da Saúde, nesta segunda-feira (5).
 
Aplicando um fator de correção, os pesquisadores chegaram à conclusão que a taxa de bebês nascidos prematuros foi de 11,7% em 2010. E, não, de 7,2%, como registrado no SINASC.
 
Para o Unicef, o patamar é elevado. "Esse percentual coloca o Brasil no mesmo patamar de países de baixa renda, onde a prevalência é de 11,8%. Nos países de renda média o percentual é de 9,4%", avalia a instituição.
 
A estimativa da OMS (Organização Mundial da Saúde) é que 15 milhões de bebês nasceram prematuros (com menos de 37 semanas de gestação) em 2010.
 
Relação com cesáreas
Apesar de não ser conclusivo, o estudo aproxima o alto índice de prematuridade ao nascer às frequentes cesarianas praticadas no Brasil. Em 2000, 37% dos nascimentos no país eram via cesarianas; em 2010, o índice chegou a 52%.
 
O fato de os maiores índices de prematuridade terem sido registrados nas regiões economicamente mais desenvolvidas do país, Sul e Sudeste, serviram de indício para a avaliação de que a epidemia de cesarianas pode explicar a alta taxa de prematuridade.
 
Enquanto Sul e Sudeste registraram taxas de prematuridade de 12% e 12,5%, respectivamente, o Centro-Oeste ficou em 11,5%, o Nordeste com 10,9% e o Norte com 10,8%.
 
Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário