Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Especialistas indicam os brinquedos certos para cada faixa etária da criança

Especialistas indicam os brinquedos certos para cada faixa etária da criança Emerson Souza/Agencia RBS
Foto: Emerson Souza / Agencia RBS
Ganhar um presente não indicado para a faixa etária pode ser
 um risco para a criança
Necessidades e desejos das diferentes fases da infância devem ser considerados
 
O Dia da Criança está chegando e, neste dia, muitos pais optam por comprar brinquedos para seus filhos. A escolha do presente certo deve ir além do desejo das crianças, alertam os pediatras. Ganhar um presente não indicado para a faixa etária pode ser um risco.
 
Conforme a pediatra membro da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul Lúcia Diehl da Silva, o maior perigo está em brinquedos com peças de fácil remoção, principalmente entre bebês e crianças pequenas.
 
— Peças de aproximadamente dois centímetros já são suficientes para fazer uma criança engasgar e sufocar. Por isso, é essencial este cuidado. Além disso, é necessário tomar precauções com presentes como bicicletas, skates e patinetes. A partir dos três anos, uma criança pode ter a primeira bicicleta com rodinhas, mas sempre utilizando itens de segurança indicados — explica.
 
Há alguns lembretes indicados por pediatras para os presentes. Para bebês menores de 18 meses, os brinquedos devem ter peças grandes que não possam ser engolidas, devem ser leves para manusear, sem pontas ou bordas afiadas e ter cores vivas.
 
Para crianças entre três e seis anos, é importante manter um mundo particular com um brinquedo favorito, que lhe dê a sensação de segurança e companhia. Uma boneca ou um ursinho de pelúcia ajudam muitas crianças a superarem momentos difíceis de sua vida infantil.
 
Para os pequenos entre seis e nove anos, os jogos eletrônicos dirigidos a esta faixa etária classificados como "educativos" são indicados, e atraem muita atenção. Eles são criados para ajudar as crianças no aprendizado de conceitos específicos através de desafios como formar palavras, igualar letras do alfabeto com objetos diversos ou até aprender a manejar dinheiro brincando com notas e moedas.
 
Além disso, muitos jogos oferecem níveis progressivos de dificuldade e ajudam a desenvolver habilidade e coordenação, além de uma compreensão do significado da estratégia no relacionamento humano, em geral através da competição.
 
Veja quais são os brinquedos indicados pelos especialistas de acordo com a faixa etária:
 
Bebês de colo e que engatinham
Brinquedos que trabalhem as percepções sensoriais (olfato, paladar, som, tato e visão). Os bebês aprendem com seus brinquedos noções de tamanho, forma, som, textura e como funcionam as coisas.
 
Bebês menores de 18 meses
Brinquedos vistosos e leves, de várias texturas, estimulam os sentidos da visão, da audição e do tato. São indicados móbiles, chocalhos, brinquedos com guizo para apertar ou um trapézio de berço para exercitar-se. Além disto, nesta idade, os bebês começam a apreciar livros com ilustrações de objetos familiares.
 
Assim que começam a engatinhar ou a caminhar, os brinquedos mais estimulantes e divertidos são os de empurrar e puxar, de montar e desmontar, bonecas e bichinhos de pelúcia.
 
Crianças de 18 a 36 meses
Brinquedos que ativem o movimento corporal como um carrinho grande para puxar, subir ou levar brinquedos. Também são boas opções os brinquedos para o ar livre, como bolas, brinquedos infláveis, espelhos d'água ou caixas de areia com pás e cubos.
 
Algumas habilidades psicomotoras, incluindo a coordenação entre o olho e a mão e o desenvolvimento da habilidade dos dedos e das mãos podem ser estimulados com brinquedos de montar e desmontar, blocos de tamanhos e formas diferentes, assim como jogos e quebra-cabeças simples.
 
Instrumentos musicais como pandeiros, pianos, trombetas e tambores, discos musicais e de contos infantis também são indicados.
 
Crianças de três a seis anos
Brinquedos que trabalhem com o faz-de-conta, que façam a criança desempenhar papel de adulto. Fantasias e equipamentos que ajudem em seu mundo imaginário são importantes nesta etapa. Entre eles, lojas em miniatura com dinheiro de brinquedo, caixa registradora e telefone, cidadezinhas, fortes, circos, fazendas, posto de gasolina, fantoches, bonecas e casas de boneca com móveis.
 
A capacidade de visualização e treinamento da memória, necessária para desenvolver a inteligência, pode ser exercitada por meio de jogos que exigem o uso da imaginação ou cálculo mental, tais como os jogos eletrônicos, jogos de tabuleiro e jogos de palavras e memória criados especialmente para esta faixa etária.
 
Os brinquedos ao ar livre, como veículos com rodas e a primeira bicicleta com rodinhas de apoio são apropriados a esta etapa.
 
Crianças de seis a nove anos
Os jogos de tabuleiro, as bolinhas de gude e os brinquedos de armar colaboram no aprendizado das normas sociais. Nesta idade, ser aceito pelos companheiros é muito importante e o jogo corporal encontra expressão em diversos esportes ao ar livre.
 
A convivência social se sofistica através de jogos de tabuleiro, de cartas e jogos eletrônicos, principalmente os que exigem decisões estratégicas e conhecimentos adquiridos na escola.
 
Os jogos eletrônicos e videogames, o pingue-pongue e o bilhar são muito populares nesta idade, assim como a arte dramática e as representações teatrais. A pintura, escultura, cerâmica e outras formas de expressão artística, assim como instrumentos musicais, livros e discos, continuam despertando a atenção.
 
Adolescentes
Após os 12 anos, existe um interesse crescente dos jogos eletrônicos e videogames mais complexos que, em geral, são considerados para toda a família. Jogos de tabuleiros e de aventuras, particularmente aqueles do tema 'negócios' também são indicados para a faixa etária.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário