Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 26 de outubro de 2013

FDA aperta o cerco a produtos que usam hidrocodona em sua fórmula

Vicodin na mira do FDA
O órgão reclassificou produtos como o Vicodin, com menos de 15 miligramas da substância, como classe II, ao lado da morfina
 
Os EUA Food and Drug Administration (FDA) recomendou, nesta quinta-feira (25) restrições mais rígidas sobre os produtos que contêm hidrocodona, um analgésico opioide muito prescrito pelos médicos, comum em fórmulas de medicamentos potencialmente viciantes como o Vicodin .

Até agora, o Vicodin e outros produtos que contêm menos de 15 miligramas de hidrocodona eram classificadas como substâncias controladas de classe III . O FDA reclassificou o produto como Classe II, na mesma faixa de opioides analgésicos como a oxicodona e morfina.

A reclassificação de um medicamento torna mais difícil sua obtenção. Neste caso, os medicamentos de classe II só podem ser obtidos com receita por escrito nas farmácias. Além de limitar a quantidade de medicamento numa mesma receita.

Os grupos que não concordam com a mudança da regra, integrados por muitos médicos, argumentam que as restrições trazem muitas dificuldades para pacientes que têm que conviver com a dor , especialmente os idosos.

Por outro lado, os profissionais que apoiam a medida afirmam que o número de mortes causadas pelo abuso destas substâncias é inaceitavelmente alto. Perto de três das quatro prescrições que causaram overdoses são compostas por analgésicos opioides, de acordo com dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

O uso indevido de prescrição de analgésicos foi responsável por mais de 475 mil visitas ao departamento de emergência em 2009, índice que quase dobrou em apenas cinco anos, de acordo com o CDC.
 
Isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário