Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 20 de outubro de 2013

Tinta com chumbo causa 600 mil casos de deficiência em crianças

Foto: Lars Klove
'Thomas e seus amigos': nem tão amigáveis assim
O alerta acontece durante a Semana Internacional de Envenenamento por Chumbo. Apenas 30 países proibiram o uso do metal
 
A presença de chumbo em tintas causa sérios danos à saúde das crianças, com 600 mil casos por ano de menores que sofrem deficiência intelectual após exposição ao produto.
 
Segundo a Organização Mundial da Saúde, 99% das crianças afetadas vivem em países de rendas baixa e média. A diretora de Saúde Pública da OMS, Maria Neira, disse que são necessárias várias ações a nível global para minimizar o problema.
 
"É um grave problema para muitos sistemas do corpo. A parte positiva é que a gente é que podemos tomar medidas para minimizar este problema, eliminando o chumbo da composição das tintas.
 
Por ano, mais de 143 mil pessoas morrem pela contaminação com o chumbo. O metal é um dos 10 químicos de grande preocupação para a saúde pública, segundo a OMS.
 
Além das mortes, o contato com o chumbo pode causar convulsões, coma, nanismo e abortos.
 
A alerta foi divulgado durante a Semana Internacional da Prevenção de Envenenamento por Chumbo.

O elemento pode ser encontrado em casas, brinquedos e móveis. Quanto a pintura de uma parede descasca, por exemplo, o pó causado pela tinta com chumbo pode ser facilmente absorvido por crianças pequenas.
 
A OMS destaca que muitas crianças também colocam na boca brinquedos pintados com tinta com chumbo ou engolem pequenas lascas de tinta, já que o metal tem um gosto adocicado.
 
Até o momento, 30 países já eliminaram o metal, mas a meta é que o número cheque à 70 nações até 2015.
 
Isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário