Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 1 de dezembro de 2013

Cocô pode indicar problemas de saúde

Mãe deve saber quais alterações são preocupantes; presença de sangue nos resíduos aponta alergia alimentar

O momento de trocar a fralda deve servir também para você conferir se o cocô do bebê está normal, ou se há algum tipo de problema.
 
 “Algumas doenças podem alterar as características das fezes”, explica Eduardo Brandina, pediatra da Clínica Vivid, em São Paulo, e integrante da Sociedade Brasileira de Pediatria.
 
Mudanças durante o desenvolvimento
Pode parecer um trabalho desagradável, mas é importante acompanhar de perto as fezes do bebê e saber quais são as alterações previstas pelo desenvolvimento.
 
Nos primeiros dias após o nascimento, os resíduos devem ter uma consistência pegajosa, odor fraco e cor verde-escura. Isso acontece graças ao mecônio, que se acumula no intestino do bebê durante a gestação.
 
Com a ingestão do leite, a coloração muda e se aproxima do marrom-escuro. Já a viscosidade se torna ainda mais pastosa. “Com cerca de 10 dias, as fezes tornam-se semilíquidas, amareladas e com a presença de grumos”, explica o médico. Essas características se mantêm até a inclusão de novos alimentos.
 
Com a chegada das papinhas, o cocô muda de aparência e de cheiro. Os resíduos costumam ficar mais sólidos e escuros. O que chama a atenção é o odor forte, causado pela decomposição dos alimentos. Essas características podem variar de acordo com o tipo de alimento que a criança ingere.
 
Fique atenta aos detalhes
Além da diarreia, que em geral deixa os resíduos mais líquidos e com cheiro mais forte, outras mudanças podem indicar problemas de saúde. Cocô esbranquiçado, ou mais claro do que de costume, costuma significar alterações relacionadas ao fígado. “Nos problemas de alergia alimentar, pode-se observar sangue nas fezes”, avisa ao pediatra. Fique atenta aos detalhes e, caso suspeite que algo não esteja normal, procure o seu médico.
 
Outro aspecto que precisa ser observado é a frequência. Durante o primeiro mês de vida, não existe uma regra estabelecida. “O bebê pode evacuar a cada mamada, ou até permanecer alguns dias sem evacuar, contanto que não esteja incomodado com cólicas e distensão abdominal”, avisa Eduardo.  Depois desse período, a frequência costuma se estabilizar entre uma e três vezes ao dia.
 
Se você não notar nada de estranho, então é só colocar outra fralda limpinha. Seu bebê vai ficar saudável e cheiroso novamente.
 
Meu Bebê MSN

Nenhum comentário:

Postar um comentário