Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 29 de dezembro de 2013

Ganhe energia com Guaraná em pó

Guaraná
Alvo de discussões quanto aos possíveis efeitos no organismo, os diversos produtos naturais encontrados nas prateleiras das lojas deixam os consumidores confusos, no mínimo
 
É difícil saber até que ponto tais compostos nutricionais são capazes de influenciar saúde, beleza e bem-estar. Além disso, é importante conhecer os perigos que a ingestão de determinados produtos pode trazer.
 
Maria Adelaide Moreira, nutricionista do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), explica que o guaraná é oriundo da Região Amazônica, motivo pelo qual é tão popular entre os brasileiros. Segundo a especialista, o fruto é colhido e secado, o resultado é o grão de guaraná, denominado amêndoa. O pó é obtido a partir da torrefação e da moagem das amêndoas.
 
De acordo com a nutricionista, o guaraná em pó contém na sua composição teobromina, cafeína e teofilina, elementos que agem nos sistemas cardiovascular e nervoso central. “A atuação destas substâncias estimula toda a musculatura lisa e esquelética, razão pela qual o produto é considerado estimulante e energético”, constata Adelaide. Para 100 gramas de pó de guaraná, existem 69 calorias, das quais a maioria é proteína; há poucos carboidratos e gorduras. “Além disso, não são encontradas vitaminas em quantidades significativas”, completa a nutricionista.
 
As propriedades medicinais incluem poder estimulante, energético, diurético e melhora das funções mental, intestinal e circulatória. Daí o guaraná ser considerado um fitoterápico. “Existem informações sobre o efeito afrodisíaco do produto, porém, isto não foi comprovado cientificamente”, constata Maria Adelaide.
 
Segundo a especialista, esta é apenas a análise da amêndoa. “Muitas vezes há uma indicação do guaraná associado a outro fitoterápico, para complementar seu poder medicinal”, acrescenta Adelaide. Um exemplo pode ser visto na manipulação do guaraná com ginko biloba, um extrato natural, combinação bastante positiva para a circulação.
 
A nutricionista considera boa indicação para pessoas saudáveis que possuem necessidades calóricas aumentadas por situações específicas, como estresse, maiores atividades físicas ou mentais. De forma geral, é positivo para atletas, estudantes e adultos sadios; é contraindicado a crianças e gestantes. Não deve ser utilizado sem orientação médica por hipertensos e cardíacos. Quem tem intestino irritável e distúrbios do sono (insônia) é aconselhável evitar o consumo de guaraná. A nutricionista recomenda que a dosagem, para ser segura, não pode ultrapassar duas colheres de chá do pó por dia.
 
Olhar Virtual

Nenhum comentário:

Postar um comentário