Guaraná |
É difícil saber até que ponto tais compostos nutricionais são capazes de influenciar saúde, beleza e bem-estar. Além disso, é importante conhecer os perigos que a ingestão de determinados produtos pode trazer.
Maria Adelaide Moreira, nutricionista do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), explica que o guaraná é oriundo da Região Amazônica, motivo pelo qual é tão popular entre os brasileiros. Segundo a especialista, o fruto é colhido e secado, o resultado é o grão de guaraná, denominado amêndoa. O pó é obtido a partir da torrefação e da moagem das amêndoas.
De acordo com a nutricionista, o guaraná em pó contém na sua composição teobromina, cafeína e teofilina, elementos que agem nos sistemas cardiovascular e nervoso central. “A atuação destas substâncias estimula toda a musculatura lisa e esquelética, razão pela qual o produto é considerado estimulante e energético”, constata Adelaide. Para 100 gramas de pó de guaraná, existem 69 calorias, das quais a maioria é proteína; há poucos carboidratos e gorduras. “Além disso, não são encontradas vitaminas em quantidades significativas”, completa a nutricionista.
As propriedades medicinais incluem poder estimulante, energético, diurético e melhora das funções mental, intestinal e circulatória. Daí o guaraná ser considerado um fitoterápico. “Existem informações sobre o efeito afrodisíaco do produto, porém, isto não foi comprovado cientificamente”, constata Maria Adelaide.
Segundo a especialista, esta é apenas a análise da amêndoa. “Muitas vezes há uma indicação do guaraná associado a outro fitoterápico, para complementar seu poder medicinal”, acrescenta Adelaide. Um exemplo pode ser visto na manipulação do guaraná com ginko biloba, um extrato natural, combinação bastante positiva para a circulação.
A nutricionista considera boa indicação para pessoas saudáveis que possuem necessidades calóricas aumentadas por situações específicas, como estresse, maiores atividades físicas ou mentais. De forma geral, é positivo para atletas, estudantes e adultos sadios; é contraindicado a crianças e gestantes. Não deve ser utilizado sem orientação médica por hipertensos e cardíacos. Quem tem intestino irritável e distúrbios do sono (insônia) é aconselhável evitar o consumo de guaraná. A nutricionista recomenda que a dosagem, para ser segura, não pode ultrapassar duas colheres de chá do pó por dia.
Olhar Virtual
Nenhum comentário:
Postar um comentário