Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 29 de dezembro de 2013

Um risco silencioso após a ressaca

Para tentar curar a ressaca das comemorações do Ano-Novo, são usados com frequência efervescentes do tipo Alka-Seltzer

Por Dr. Julio Abramczyk
 
Esses efervescentes têm em sua fórmula, além do princípio ativo, ácido cítrico e bicarbonato de sódio.
 
E esse sódio do bicarbonato é o problema. Estudos relacionam o excesso de sódio a problemas de saúde.
 
O sódio é muito importante para o nosso organismo, desde que não em excesso. A Organização Mundial da Saúde recomenda apenas 2 g/dia.
 
Mas, no Brasil, como relata Flávio Sarno, da UFMG, na "Revista Saúde Pública", o consumo de sódio está acima da recomendação máxima em todas as classes de renda.
 
No "British Medical Journal", Jacob George e colaboradores da Universidade Dundee, Escócia, também assinalam a presença do sódio em remédios, o que pode contribuir para um aumento da sua ingestão sem o conhecimento do consumidor –que pode ter restrições para consumo de sódio, como ocorre com hipertensos.
 
O grupo analisou prontuários de mais de 1 milhão de pacientes com 61 mil eventos cardiovasculares. Eles compararam os que tomaram o remédio com efervescente com os que ingeriram a droga sem o aditivo. Viram um risco 16% maior de ataque cardíaco no primeiro grupo.
 
Por isso George recomenda que remédios com sódio tenham no rótulo destacada a sua presença, como ocorre com os alimentos.
 
Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário