Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 9 de fevereiro de 2014

“A musculatura da vagina pode ficar flácida com a idade?”

A natureza mostra que o envelhecimento faz parte do curso
 natural da vida e com ela aparecem as mudanças em todo corpo
Sexóloga e colunista do Delas, Fátima Protti esclarece dúvida de leitora sobre os efeitos da passagem do tempo
 
“Gostaria de saber se com o passar do tempo, após os 50 anos, a mulher fica com a musculatura da vagina mais flácida. Existe algum tratamento para o problema?”
 
É próprio da nossa cultura a busca incessante de recursos na tentativa de eternizar a juventude. Porém, a natureza mostra que o envelhecimento faz parte do curso natural da vida e com ela aparecem as mudanças em todo corpo. Com a vagina, não é diferente.
 
O climatério traz mudanças fisiológicas significativas, pela diminuição gradativa na produção hormonal do estrogênio e da progesterona, até chegar na menopausa. As mudanças no organismo são sentidas.
 
A irritabilidade, a depressão, a diminuição ou ausência de libido são fatores psicológicos que afetam algumas mulheres.
 
Os fogachos (ondas de calor), suores noturnos, cansaço, insônia e palpitações são alguns dos sintomas, por vezes insuportáveis para um número de mulheres. Nessa fase aumentam os risco de doenças cardiovasculares, osteoporose e outras mais.
 
Uma alimentação saudável e exercícios físicos previnem o aparecimento de doenças e auxiliam na melhora do quadro em geral.
 
Com o ressecamento e o afinamento da espessura do canal vaginal, o coito pode ser doloroso e fissuras podem ocorrer. Gel lubrificante, cremes e reposição hormonal podem ajudar a aliviar muitos sintomas.
 
A flacidez ou frouxidão vaginal surge pela perda de fibras musculares. A musculatura do assoalho pélvico ou do períneo (região entre a vagina e o ânus) fica comprometida, causando a frouxidão e a incontinência urinária, tão indesejadas pelas mulheres.
 
A fisioterapia uroginecológica oferece exercícios que fortalecem essa musculatura, além de outros recursos terapêuticos específicos, como a eletroestimulação para a reeducação dos músculos e cones vaginais para a prática do pompoarismo.
 
O exercício de Kegel também auxilia no fortalecimento do assoalho pélvico e pode ser feito enquanto a mulher está dirigindo, trabalhando ou durante os afazeres domésticos. Contraia a musculatura pélvica como se fosse segurar o xixi e, em seguida, solte. Faça 10 vezes esse movimento, 3 vezes durante o dia.
 
A mulher que entra na menopausa com boa autoestima, bom relacionamento amoroso, se sentindo amada e liberta de alguns tabus para viver o sexo e sua sexualidade amplamente colhe o melhor dessa fase.
 
Cara leitora, é provável que o desconforto seja efeito da menopausa. Existem recursos para minimizar estes efeitos, mas é imprescindível fazer uma avaliação com um ginecologista para obter o diagnóstico e o tratamento corretos.
 
Delas

Nenhum comentário:

Postar um comentário