Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 23 de fevereiro de 2014

Falta de desejo sexual já atinge quase 49% das mulheres

Foto: Reprodução
Alterações hormonais, doenças e fatores psicológicos estão entre as causas mais frequentes
 
Muitas mulheres desconhecem que a disfunção sexual feminina está associada à falta de desejo sexual, dificuldade em ficar excitada, lubrificação insuficiente, incapacidade de atingir o orgasmo ou dor durante a atividade sexual. Sem saber o motivo, elas se culpam por não conseguir sentir prazer durante a relação com o parceiro, sentem vergonha e não procuram ajuda.
 
Pesquisa recente realizada pela Secretaria de Saúde de São Paulo no Centro de Referência e Especialização em Sexologia (Cresex) do hospital estadual Pérola Byington, apontou que a falta ou diminuição do desejo sexual afeta 48,5% das mulheres.
 
Dezoito por cento das pacientes relataram dificuldade em alcançar o orgasmo, 9,2% sofriam de dispareunia (dor intensa durante a relação sexual) e 6,9%, possuíam inadequação sexual (níveis diferentes de desejo em relação ao parceiro). Somente 13% tiveram causas predominantemente orgânicas, como alterações hormonais ou problemas originados por alguma doença.
 
Segundo a ginecologista e obstetra Erica Mantelli, fatores psicológicos e físicos podem influenciar na diminuição do desejo sexual feminino.
 
As causas são variadas, desde depressão e doença crônica até efeitos colaterais de medicamentos podem alterar a libido da mulher— afirma Erica.
 
O estresse no trabalho, trânsito e o cansaço podem fazer com que o sexo não seja realmente aproveitado. O que as mulheres esquecem é que as relações sexuais são ótimos calmantes, além de relaxar e ser um momento importante para melhorar o vínculo do casal.
 
A ginecologista listou algumas das causas físicas e psicológicas responsáveis por essa falta de desejo:
 
- Problemas de saúde: infecções vaginais, inflamação do colo do útero , diabetes, depressão, alterações da tireóide e deficiência hormonal podem afetar o desejo sexual.
 
- Álcool e drogas: em excesso, podem diminuir a libido.
 
- Medicamentos: anticoncepcionais, antidepressivos, antibióticos, anticonvulsivantes, anti-hipertensivos também interferem no problema.
 
- Problemas psicológicos como estresse pelo excesso de trabalho e tarefas em casa, bem como ansiedade, depressão, baixa auto-estima e eventual histórico de abuso sexual inibem a libido.
 
É importante ressaltar que muitas vezes a disfunção feminina ocorre devido à disfunção masculina, como ejaculação precoce, disfunção erétil e até mesmo inabilidade do parceiro.
 
Tratamento
— Se a causa for psicológica, a paciente deve iniciar uma terapia comportamental cognitiva com um profissional para tratar a disfunção. Caso seja orgânica, o tratamento pode ser medicamentoso— explica a médica.
 
O tratamento ideal pode requerer consultas multidisciplinares com ginecologistas e profissionais com experiência em sexualidade humana, psicólogo e fisioterapeuta.
 
Uma boa dica para recuperar o desejo é relaxar, reservar um tempo para jantar, ir ao cinema e aproveitar a vida a dois, deixando o cansaço e outros problemas que possam afetar o casal fora da cama.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário