Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Você sabe o que tem dentro dos sucos de caixinha? Vídeo mostra surpresa de crianças e pais com a verdade

A infância é fase da vida onde são construídos os hábitos alimentares. Organização Mundial de Saúde alerta para a epidemia da obesidade no mundo
 
Você sabe o que tem dentro dos sucos de caixinha? Esse é o mote do novo filme do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), 'Agite(-se) antes de beber', que quer chamar a atenção das famílias para o consumo excessivo de sucos industrializados.
 
Pesquisa publicada pela instituição neste mês (clique e saiba mais) mostra que as porcentagens de frutas na bebida são baixíssimas e, em alguns casos, menores do que o mínimo exigido por lei.
 
A Organização Mundial de Saúde alerta para uma epidemia de obesidade. Resultado da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009, realizada pelo IBGE em parceria com o Ministério da Saúde, revela a situação no Brasil: o excesso de peso atinge 33,5% das crianças de 5 a 9 anos, sendo que 16,6% do total de meninos também são obesos. Entre as meninas, a obesidade aparece em 11,8%. A pesquisa também mostra que a região Sudeste se destaca nesse cenário, com 40,3% dos meninos e 38% das meninas com sobrepeso nessa faixa etária.

No vídeo, quatro crianças de idades diferentes são convidadas a desvendar as informações dos rótulos e descobrir o que tem dentro daquelas caixinhas. Fãs do sabor da bebida industrializada, elas se deparam com palavras que não conseguem compreender.
 
Ao serem confrontadas com a quantidade de fruta presente nos sucos – popularmente conhecidos como de caixinha – elas se espantam. Uma parte engraçada do filme é quando, independentemente do sabor divulgado na embalagem, meninos e meninas descobrem a presença de suco de maçã. “Por que tem suco de maçã no suco de uva? Não faz sentido”, conclui Gabriel, de 7 anos. 
 
E o que os pais pensam disso? Em conformidade com os filhos, os adultos entrevistados também se surpreendem ao tomarem consciência da composição dos sucos industrializados. Uma mãe chega a dizer que faltam alternativas de bebidas mais saudáveis para consumir diariamente em casa. Mas seja em casa, na escola ou na rua, o que faz bem para a saúde é simples: suco de fruta natural.

A nutricionista Cláudia Guimarães que trabalha com educação e reeducação alimentar há 18 anos, desvenda uma dúvida comum sobre os sucos naturais. Eles precisam ser consumidos imediatamente após o preparo?
 
Segundo ela, principalmente no caso de suco de laranja, a vitamina C se perde muito rapidamente. No entanto, tem solução. “Assim que estiver pronto, coloque em uma garrafinha térmica e encha até em cima para não deixar espaço para o ar entrar. Depois, é só fechar que as propriedades do suco natural serão mantidas”, explica.
 
Cláudia diz que é o contato da bebida com o ar, a luz e altas temperaturas que faz o líquido perder as vitaminas. E vamos combinar que fazer um suco não é nada trabalhoso... Envolva as crianças no preparo não só das bebidas, mas também dos alimentos, que tudo fica mais divertido e é uma oportunidade de elas aprenderem conceitos de alimentação saudável.
 
Saúde Plena

Nenhum comentário:

Postar um comentário