Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 13 de abril de 2014

Caminhadas regulares reduzem progresso de demência em idosos, diz estudo

Getty Images
Caminhada aumenta a memória
Prática de exercícios aeróbicos duas vezes por semana podem ajudar a aumentar a memória
 
Idosos devem investir em exercícios aeróbicos para combater o risco de demência. Pesquisadores observaram que mulheres cuja capacidade intelectual foi afetada pela idade tiveram aumento de memória com a prática de caminhadas regulares. O resultado pode ser percebido em apenas seis meses.
 
No estudo, realizado por pesquisadores da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, também foi observado o aumento do volume do hipocampo, área do cérebro relacionada com a linguagem verbal e memória.
 
O resultado, no entanto, surpreendeu os pesquisadores. Teresa Liu-Ambrose, autora da pesquisa, explica que aquelas que demonstraram ganhos maiores no volume do hipocampo, também foram as que tiveram menor desempenho da memória.
 
“Foi uma descoberta desconcertante. Esta análise sugere que a relação entre a estrutura e o comportamento do cérebro é complexa e são necessárias mais pesquisas para explorar esta relação”, diz.
 
O estudo analisou ao todo 86 mulheres entre 70 e 80 anos . Elas foram distribuídas em três grupos com três diferentes treinos aeróbicos de uma hora duas vezes por semana. Um grupo realizou caminhadas rápidas; outro fez treinamento de resistência, como agachamentos e atividades com pesos; e o terceiro praticou exercícios de equilíbrio e tonificação muscular meses. As mulheres que fizeram caminhadas em ritmo moderado rápido apresentaram o melhor desempenho de memória.
 
“Atualmente não há nenhum tratamento eficaz para comprometimento cognitivo e demência. Os benefícios do exercício tanto para a saúde, quanto para o desempenho cognitivo, parecem ser uma estratégia eficaz”, disse Teresa.
 
iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário