Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 13 de abril de 2014

Conheça oito situações que podem desencadear dor de cabeça

Conheça oito situações que podem desencadear dor de cabeça  Jim Hendew/Morguefile
Foto: Jim Hendew / Morguefile
Café, bebidas alcoólicas, mudanças de temperatura e noites mal dormidas são algumas causas
 
As dores de cabeça são uma das queixas médicas comuns, mas nem por isso elas devem ser ignoradas. Segundo o neurologista Leandro Teles, dependendo da região que a dor na cabeça atinge pode ser um indício de uma doença.
 
— A dor latejante na cabeça pode partir da pele, músculos, veias, dentes e terminações nervosas. Em alguns casos, é necessário que seja feito um diagnóstico, principalmente se ela vier acompanhada de outros sintomas — explica.
 
Os tratamentos mais comuns para aliviar esse incômodo são o uso de analgésicos. Se a dor persistir, o ideal é procurar ajuda de um médico.
 
O especialista lista algumas situações podem colocar o seu cérebro em risco e ocasionar dores de cabeça:
 
1) Não beber água
O organismo desidratado também pode desencadear crises de cefaleia. A recomendação é consumir dois litros de água por dia, segundo o médico.
 
2) Consumo excessivo de cafeína
Ao mesmo tempo em que o café é capaz de aliviar uma crise de enxaqueca, a sua abstinência súbita pode causar crises de dor de cabeça. O ideal, segundo o neurologista, é consumir até três xícaras de café por dia.
 
3) Tensão pré-menstrual (TPM)
A queda dos níveis de estrógeno no sangue da mulher é o responsável pelas dores de cabeça durante os dias que antecedem a menstruação. A mulher pode apresentar oscilações do humor, cólicas menstruais, dor de cabeça e dores nas mamas.
 
4) Fome
Permanecer muito tempo sem comer causa dor de cabeça tensional, além de aumentar as chances de uma crise de enxaqueca. Quando o indivíduo não come suficiente, ocorre uma queda nos níveis de açúcar no sangue, o que favorece para o surgimento de uma cefaleia.
 
5) Disfunção na mandíbula ou dentes
Uma disfunção na articulação temporomandibular pode causar dores de cabeça, uma vez que ela tem a finalidade de conectar a mandíbula ao crânio. A dor merece ser investigada quando vem acompanhada de dores na face e nos maxilares, dificuldade de mastigar e estalos ao abrir e fechar a boca.
 
6) Mudanças de temperaturas
Calor demais ou frio em excesso pode gerar uma crise de dor de cabeça. Para evitar que ela ocorra nos dias de calor, é importante molhar a cabeça com frequência para amenizar a exposição direta prolongada.
 
7) Excesso de bebidas alcoólicas
O álcool provoca uma dilatação nos vasos cerebrais e, depois de várias doses, vem a dor de cabeça. Procure beber moderadamente e sempre intercalando o a bebida com um copo de água.
 
8) Falta de sono
As noites mal dormidas também são responsáveis pelas dores de cabeça. É importante dormir pelo menos até oito horas por noite.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário