Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 4 de maio de 2014

Como doar cabelos para quem precisa

Foto: Reprodução
Doar cabelos para quem não tem é fácil, rápido e indolor. Descubra para quem doar e como proceder para que seus cabelos se transformem em peruca para quem precisa
 
“Pode cortar, cabelo cresce”. A máxima é repetida incontáveis vezes, diariamente, em salões de beleza por todo o Brasil. Mas, e se além da certeza de que os fios vão crescer, o corte dos cabelos ainda se revertessem para uma causa nobre?
 
É possível doar os cabelos para organizações e projetos que confeccionam perucas para quem ficou careca em decorrência da quimioterapia, no tratamento do câncer. A doação é simples, indolor, e pode ser feita de qualquer lugar, já que o envio dos cabelos pode ser feito pelos correios.
 
Um dos projetos que recebem doações de cabelos é o Rapunzel Solidária, de São Paulo. A idealizadora do projeto, Elizabeth Lomaski, teve a ideia de organizar as doações depois que ela mesma abriu mão de seus cabelos pela primeira vez. “Eu não sabia o que fazer, então levei ao Graacc (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer). Hoje não trabalhamos com nenhuma instituição específica, doamos as perucas para quem não tem condições de comprar uma, e se inscreve no projeto”, explica.
 
No último dia 8 de abril, dia mundial de combate ao câncer, a reportagem do iG foi acompanhar a campanha de doação de cabelos no salão Bardot Hair Body Soul, em São Paulo. Em parceria com o Rapunzel Solidária, o salão ofereceu cortes de cabelo gratuitos para quem doasse os fios para o projeto.
 
Para doar os cabelos, a única exigência era que os fios tivessem pelo menos 15 centímetros de comprimento, mas houve quem doasse muito mais. A designer floral Camila Sesma doou cerca de 40 centímetros, e ganhou um corte acima dos ombros. “Quis doar porque a causa é muito legal. E imagino que a autoestima de quem perde os cabelos fique muito fragilizada, espero que a doação seja uma injeção de ânimo para essas mulheres”, diz Camila.
 
O corte mais radical quem fez foi Denise Escobar, de 30 anos. “Na verdade eu sempre tive os cabelos curtos, nem sei porque deixei crescer tanto”, conta. Os cabelos de Denise foram cortados bem rente à cabeça, e ela ganhou um pixie cut em troca de sua doação. “Espero deixar alguém feliz com os meus cabelos”, diz Denise.
 
Depois de cortados, os cabelos recebidos pelo projeto Rapunzel Solidária são enviados ao especialista em apliques e perucas Luiz Crispim. É Crispim quem separa os cabelos e confecciona as peças que posteriormente são doadas. Todo o trabalho é voluntário. “São necessárias várias doações para fazer uma única peruca, e aceitamos cabelos tingidos, com química, de todas as texturas, não importa”, explica Elizabeth.
 
Para doar os cabelos não é necessário esperar por uma ação em salão de beleza. Basta avisar ao cabeleireiro que sua intenção é doar, para que ele faça o corte da maneira certa: faz-se um rabo-de-cavalo ou trança, preso bem firme com elástico, e corta-se acima do elástico, de forma que o cabelo que vai ser doado fique preso. É importante que o cabelo esteja limpo e seco. Depois coloque os cabelos em um saco plástico limpo, e ele está pronto para ser enviado.
 
Confira o passo a passo:
 
 
Confira abaixo algumas organizações que aceitam doações de cabelo:
 
Rapunzel Solidária
Comprimento mínimo
: 15 centímetros
Endereço para envio: Caixa Postal 57007 - CEP 04089-972 - São Paulo-SP
 
Cabelegria
Comprimento mínimo: 10 centímetros
Endereço para envio: Avenida Parada Pinto, 3420, Bl. 06, Ap. 33 - Vila Nova Cachoeirinha - São Paulo - SP - CEP 02611-001
 
Banco de perucas da Fundação Laço RosaComprimento mínimo: 20 centímetros
Endereço para envio: Rua Desembargador Isidro, 18, sala 910, Tijuca, Rio de Janeiro CEP 20521-160
 
Banco de Perucas do Hospital Infantil Joana de GusmãoComprimento mínimo: 15 centímetros
Telefone para informações: (48) 3251-9017
 
Hospital do Câncer de Barretos
Comprimento mínimo: 15 centímetros
Endereço para envio: AVCC - Associação Voluntária de Combate ao Câncer
Avenida Paulo de Mattos Leandro, 1357 Bairro Dr. Paulo Prata
CEP 14784-379 - Barretos/SP
 
Hospital do Câncer de UberlândiaTelefone para informações - (34) 3291-6100
 
Delas

Nenhum comentário:

Postar um comentário