Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 4 de maio de 2014

Maionese pode ser aliada da alimentação saudável

Maionese pode ser aliada da alimentação saudável Patrick Rodrigues/Agencia RBS
Foto: Patrick Rodrigues / Agencia RBS
Maionese pode ser uma boa coadjuvante da alimentação
Apesar da má fama, alimento não é vilão
 
Se você está entre aquelas pessoas que não abrem mão da maionese no sanduíche, fique tranquilo: o produto, ao contrário do que muitos imaginam, não integra o time dos vilões da alimentação saudável.
 
— A maionese não é protagonista na alimentação, mas pode ser uma boa coadjuvante — defende o nutrólogo Paulo Henkin.
 
As maioneses industrializadas, inclusive, levam vantagem na comparação com sua irmã caseira. A principal diz respeito aos ovos. O ovo cru, utilizado na preparação em casa, oferece grande risco de contaminação por bactérias, especialmente pela salmonela, que provoca infecções intestinais. Na indústria esse risco não existe, pois os ovos são pasteurizados, processo que elimina a possibilidade de contaminação.
 
Quando o assunto são as calorias, a versão industrializada também sai na frente. Segundo a nutricionista Vanessa Leite, uma colher de sopa de maionese regular industrializada equivale a 40 calorias. Em contrapartida, a mesma quantidade da caseira tem 171, ou seja, quatro vezes mais. Na versão light vendida no supermercado, são 30 calorias por porção.
 
A maionese industrializada não traz em sua fórmula a vilã de todas as gorduras: a trans, que aumenta o colesterol ruim (LDL) e diminui o bom (HDL). Ao contrário da caseira que, conforme o modo de preparo, pode trazer um percentual de 0,6g em uma colher de sopa. Em relação ao colesterol, a caseira tem 14mg na porção e a industrializada apresenta 2,2g.
 
O óleo vegetal, usado na fabricação da maionese, é uma rica fonte das chamadas gorduras boas (mono e poliinsaturadas). Essas gorduras apresentam ômegas 3 e 6, que auxiliam no bom funcionamento do organismo.
 
Como escolher a melhor
Para escolher a melhor maionese no supermercado, a professora dos cursos de engenharia de alimentos e gastronomia da Unisinos Liziane Lacerda, indica atenção ao rótulo: quanto menos ingredientes listados, melhor.
 
— Além disso, a ordem dos ingredientes no rótulo é decrescente e corresponde a quantidade que eles estão inseridos na maionese. Se o sal é o último ingrediente do rótulo, significa que ele está presente em menor valor no produto — esclarece.
 
Liziane recomenda ainda descartar as maioneses que contenham aromas e corantes artificiais. Deve-se sempre optar pelos idênticos ao natural. Esse item, geralmente, vem especificado nos rótulos.

O preparo da maionese industrial
Os ingredientes da maionese são óleos vegetais comestíveis, ovos, agentes acidificantes e adoçantes, sal, condimentos alimentares e amidos. O alimento deve ter, no mínimo, 65% de óleo vegetal e, no máximo, 0,5% de amido. A utilização de ovos pasteurizados na maionese industrializada elimina os riscos de contaminação por salmonela. Nesse processo, os ovos são rapidamente aquecidos e permanecem assim por um determinado tempo. Isso elimina os microorganismos patogênicos, conferindo segurança microbiológica. A pasteurização não chega a cozinhar os ovos, não afetando seu sabor, odor, cor e valores nutricionais.
 
Compare
Os valores por uma colher de sopa de cada tipo de maionese
 
Maionese industrializada
Energia: 40 kcal
Gordura total: 4,0g
Gordura trans: 0
Colesterol: 2,2mg

Maionese industrializada light
Energia: 30 kcal
Gordura total: 2,9 g
Gordura trans: 0
Colesterol: 2,2mg
 
Maionese industrializada sem colesterol
Energia: 16 kcal
Gordura total: 1,2 g
Gordura trans: 0
Colesterol: 0
 
Maionese caseira
Energia: 171kcal
Gordura total: 18,6g
Gordura trans: 0,6g
Colesterol: 14mg
 
Fonte: nutricionista Vanessa Leite
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário