Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 4 de maio de 2014

Descubra quais são os principais malefícios da fritura


Descubra quais são os principais malefícios da fritura Divulgação/Divulgação
Foto: Divulgação
Doenças cardiovasculares e má absorção de nutrientes pelo
organismos ocorrem quando há consumo excessivo de frituras
Preparo consiste em processo químico que transforma o óleo em gordura saturada
 
Um hambúrguer apetitoso acompanhado de batata frita, o salgadinho da festa irresistível ou até mesmo a praticidade do bife na frigideira pode se tornar um fator de risco a sua saúde ao longo dos anos.
 
O excesso de fritura na alimentação aumenta o risco de doenças cardiovasculares, pois quando o óleo é submetido a altas temperaturas, transforma-se em uma gordura maléfica para saúde, entupindo as artérias e causando sérios danos.
 
De acordo com a médica Anna Bordini, para garantir a longevidade e qualidade de vida é necessário evitar o consumo de frituras.
 
— O ideal é evitar ao máximo. Dê preferência aos alimentos assados, grelhados e no vapor— sugere ela.
 
Os principais problemas de saúde relacionados com estes tipos de gordura são: doenças cardiovasculares, aumento da pressão arterial, desenvolvimento de câncer, redução do crescimento, má absorção de nutrientes, diminuição da fertilidade, entre outras.
 
— A fritura deixa o alimento consumido com uma característica inflamatória que pode estimular o acúmulo de gordura abdominal e também levar à resistência à insulina, o que pode desencadear cansaço, mal estar, dores de cabeça e falta de energia— explica Anna.
 
Mesmo que se utilize óleo de boa qualidade, ele também pode ser prejudicial à saúde, já que o processo faz alterações químicas que o transforma em gordura saturada, causadora de diversas doenças.
 
Ainda assim, se você optar por fritar a comida, é indicado usar óleos de soja, canola, milho e girassol. Isso porque o azeite de oliva, apesar de mais indicado para temperar salada e outros alimentos, não é bom para ser aquecido, porque oxida rapidamente.
 
Depois do preparo do alimento, jamais guarde o óleo na própria frigideira dentro do forno para reutilizar depois. Segundo a especialista, o ideal é usar o produto, esperar esfriar, filtrar e colocar em um recipiente, como uma garrafa PET, para encaminhá-lo a um ponto de reciclagem.
 
Substituições inteligentes
Uma opção para se livrar dos males das frituras é substitui-la pelos grelhados.
 
— Peixe, frango e cortes mais finos de carne são indicados para grelha, pois são de cozimento rápido. Assim, os nutrientes dos alimentos são preservados, o que não acontece com as frituras— diz a médica.
 
Mas não é preciso riscá-la de vez do cardápio. É permitido ingerir esses alimentos, mas com cautela. As comidas fritas podem ser consumidas até uma vez por semana e o recomendado é optar por somente um tipo. Ou seja, se quiser manter a saúde, é bom evitar a famosa combinação bife frito com batatas fritas.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário