Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 5 de julho de 2014

Balançar a cabeça em show de metal pode causar hemorragia no cérebro

https://c2.staticflickr.com/2/1433/5162300397_a8f7316835_z.jpg
Foto: Reprodução
Paciente teve que sofrer uma intervenção cirúrgica após fazer ‘headbang’ em show do Motörhead 

Os cuidados em um show de metal podem ir muito além da simples preocupação com o empurra-empurra. Um caso relatado na revista médica The Lancet alerta para os riscos do “headbang”, o bater violento de cabeça empregado pelos fãs de heavy metal durante os shows. Segundo os especialistas, o movimento pode causar hemorragia potencialmente fatal no cérebro.

O caso exposto era de um homem de 50 anos que procurou o departamento de neurocirurgia da Escola Médica de Hannover reclamando de uma dor de cabeça que já durava duas semanas. Ele não tinha nenhum histórico que justificasse a dor prolongada e nem sofreu algum trauma mas, ao investigarem os seus últimos comportamentos, os médicos descobriram que o homem foi a um show da banda Motörhead quatro semanas antes. Após exames, um hematoma subdural (uma espécie de coágulo de sangue) no lado direito do cérebro foi encontrado. O metaleiro sofreu uma intervenção cirúrgica de “drenagem subdural” durante seis dias.

“O paciente não tinha histórico de traumatismo craniano, então assumimos que o balançar da cabeça, com forças aceleração e desaceleração marcantes para frente e para trás, levou a uma ruptura das veias causando sangramento no espaço subdural”, afirmaram os pesquisadores na publicação.

Em entrevista ao site do The Independent, o Dr. Ariyan Pirayesh, um dos autores da pesquisa, afirmou que mesmo sendo um caso isolado, seu comportamento pode ser reproduzido em outros pacientes mas sua origem pode não ter sido identificada. O médico também brincou com a situação.

— Este caso serve como prova para reputação do Motörhead, uma das bandas mais hardcore que existe na Terra.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário