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quarta-feira, 30 de julho de 2014

Rede de supermercados vende alimentos que iriam para o lixo

O desperdício de comida é um grande problema no mundo, principalmente quando milhares de pessoas ainda passam fome. De acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados por ano no mundo inteiro, o que equivale a 30% de toda a produção

E o maior índice de perdas, cerca de 35%, acontece no consumo. Com certeza você já foi à feira ou ao supermercado e renegou aquela fruta ou legume que estava meio estranho ou feinho. Esses alimentos acabam sobrando e são jogados no lixo.

A rede de supermercados Intermaché da França teve uma ideia para acabar com o desperdício de vegetais e frutas considerados imperfeitos. Eles lançaram uma campanha chamada de “Vegetais e Frutas Inglórios” e passaram a vender esses itens com 30% de desconto nos supermercados da rede.

Eles compraram dos fornecedores aqueles alimentos que normalmente seriam descartados, pois estavam fora do padrão considerado ideal para venda. Esses vegetais e frutas foram colocados em uma área especial do supermercado, com suas próprias plaquinhas.

A rede Intermarché também distribuiu aos seus clientes sopas de vegetais inglórios e sucos de frutas inglórias para mostrar para as pessoas que esses produtos eram tão bons quanto aqueles itens considerados perfeitos.

O resultado foi que os novos tipos de vegetais e frutas foram um sucesso de vendas nos supermercados da rede. O único problema é que esses alimentos esgotaram rapidamente. Apenas nos dois primeiros dias foram comercializados 1,2 toneladas de vegetais e frutas inglórios. E ainda houve um aumento de 24% no movimento das lojas da rede Intermaché.

Uma iniciativa como essa deve ser parabenizada, pois é uma forma de mostrar aos consumidores a quantidade de alimentos que desperdiçamos sem motivo. Aquela fruta que está mais feinha também pode ser muito saborosa.

As redes de supermercados brasileiras poderiam se inspirar nessa ideia e adotar o mesmo sistema. Com certeza seria um sucesso de vendas e uma ótima maneira de evitar o grande desperdício de alimentos. Você compraria uma fruta ou um legume que não é tão vistoso, mas é mais barato?

Universo Jatobá 

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