Não é novidade para ninguém que as empresas dão uma bela de uma
fuçada nos perfis sociais das pessoas antes sequer de chamá-las para a
fase de entrevistas
Inclusive, esse é um filtro que acaba tirando muita
gente do páreo. O único detalhe é que nem sempre temos a certeza do que
essas empresas estão procurando e o que elas consideram certo e errado.
Para tirar suas dúvidas, o site CareerBuilder entrevistou algumas
empresas e descobriu algumas razões surpreendentes que são usadas como
critério para rejeitar candidatos.
A forma como você se comporta nas redes sociais diz muito a seu respeito
E as empresas sabem disso. Os setores de RH estão de olho e sabem ler
até os mínimos detalhes da sua personalidade em cada frase de lugar
comum que você compartilha.
Vamos aos percentuais, começando com a razão mais óbvia: 46% dos
empregadores rejeitam de cara os candidatos que publicam “fotos ou
informações provocativas ou inapropriadas”.
Leia também:
Leia também:
58% dos empregadores já flagraram mentiras em currículos. Veja as mais bizarras
Brasileiro não admite que usar rede social no trabalho tira o foco, diz pesquisa
8 dicas para criar um bom perfil no LinkedIn
8 perguntas que você deve se fazer antes de aceitar um novo emprego
Algumas das outras principais razões não são tão óbvias assim:
- 36% dos candidatos são eliminados por falarem mal das empresas que
trabalham (ou trabalharam) e de colegas de emprego (ou de pessoas com as
quais já trabalharam);
- 32% dos candidatos são eliminados por demonstrarem baixa capacidade de comunicação;
- 28% dos candidatos são desconsiderados por fazerem comentários discriminatórios relativos à raça, sexo, religião etc;
- 25% são eliminados por mentirem sobre suas qualificações. Parece um
absurdo, não é? Mas eu conheço um caso em que a pessoa mentiu na
entrevista e no primeiro dia de trabalho disse que “precisava de ajuda
para aprender a fazer aquilo”;
- E, finalmente, 24% dos candidatos costumam ser eliminados por
compartilharem informações confidenciais de empregadores anteriores – o
que, de fato, é muito feio.
Na dúvida, pense uma coisa: o que vale nesse caso, mais do que em qualquer outro, é a boa e velha regra do bom senso.
Hypescience
Nenhum comentário:
Postar um comentário