Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 24 de agosto de 2014

Redes sociais: veja os erros que fazem você perder oportunidades de emprego

Não é novidade para ninguém que as empresas dão uma bela de uma fuçada nos perfis sociais das pessoas antes sequer de chamá-las para a fase de entrevistas

Inclusive, esse é um filtro que acaba tirando muita gente do páreo. O único detalhe é que nem sempre temos a certeza do que essas empresas estão procurando e o que elas consideram certo e errado.

Para tirar suas dúvidas, o site CareerBuilder entrevistou algumas empresas e descobriu algumas razões surpreendentes que são usadas como critério para rejeitar candidatos.

A forma como você se comporta nas redes sociais diz muito a seu respeito
E as empresas sabem disso. Os setores de RH estão de olho e sabem ler até os mínimos detalhes da sua personalidade em cada frase de lugar comum que você compartilha.

Vamos aos percentuais, começando com a razão mais óbvia: 46% dos empregadores rejeitam de cara os candidatos que publicam “fotos ou informações provocativas ou inapropriadas”.

Leia também:

58% dos empregadores já flagraram mentiras em currículos. Veja as mais bizarras

Brasileiro não admite que usar rede social no trabalho tira o foco, diz pesquisa

8 dicas para criar um bom perfil no LinkedIn

8 perguntas que você deve se fazer antes de aceitar um novo emprego


Algumas das outras principais razões não são tão óbvias assim: 

- 36% dos candidatos são eliminados por falarem mal das empresas que trabalham (ou trabalharam) e de colegas de emprego (ou de pessoas com as quais já trabalharam);

- 32% dos candidatos são eliminados por demonstrarem baixa capacidade de comunicação;

- 28% dos candidatos são desconsiderados por fazerem comentários discriminatórios relativos à raça, sexo, religião etc;

- 25% são eliminados por mentirem sobre suas qualificações. Parece um absurdo, não é? Mas eu conheço um caso em que a pessoa mentiu na entrevista e no primeiro dia de trabalho disse que “precisava de ajuda para aprender a fazer aquilo”;

- E, finalmente, 24% dos candidatos costumam ser eliminados por compartilharem informações confidenciais de empregadores anteriores – o que, de fato, é muito feio.

Na dúvida, pense uma coisa: o que vale nesse caso, mais do que em qualquer outro, é a boa e velha regra do bom senso.


Hypescience

Nenhum comentário:

Postar um comentário