Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 7 de setembro de 2014

Conheça um novo método para evitar o parto prematuro: o Pessário

Pessário de silicone
Novidade no país e muito utilizado para segurar a incontinência urinária, o pessário, dispositivo redondo feito geralmente de silicone, tem ganhado uma nova função: prevenir o parto prematuro

Apesar de ainda não ter nenhum estudo que comprove sua eficiência, a sua utilização vez crescendo consideravelmente nos últimos dois anos, por não ter nenhuma contraindicação, a não ser em casos extremos.

De acordo com o Dr. Jurandir Piassi Passos, ginecologista, obstetra e especialista em medicina fetal do Deldoni Auriemo Medicina Diagnóstica, o orifício do colo uterino é o grande responsável pela manutenção da gravidez. Se ele não tiver resistência suficiente para aguentar o peso do bebê e do líquido amniótico, ele vai cedendo e abrindo aos poucos, fazendo com que a dilatação do útero aumente o risco de parto prematuro.

“O pessário faz o papel dessa porção do colo uterino, ou seja, exerce uma pressão no colo de fora para dentro, impedindo a sua dilatação e a ocorrência do trabalho de parto prematuro”, afirma.

E praticamente não há contra indicação. Ele apenas não deve ser usado por mulheres que tem alergia ao silicone, material do qual é feito, e quando há presença de trabalho de parto efetivo ou placentas de inserção baixa. Além disso, existem casos em que não se indica a interrupção do trabalho de parto, mesmo que prematuro, como em quadros infecciosos.

Além do pessário, outros métodos são utilizados no país para evitar o parto prematuro. Dr. Passos conta: “Frente a um quadro de incompetência do colo uterino ou em pacientes com história previa de prematuridade por incompetência do colo uterino, podem ser realizados tanto a progesterona, quando a cerclagem uterina”.

Tais métodos ainda podem ser aliados ao pessário, quando a futura mamãe usa o novo método e também recorre à progesterona. “Afinal, o importante é prolongar a gravidez e reduzir os riscos que a prematuridade trás para a criança”, finaliza o especialista.

Universo Jatobá

Nenhum comentário:

Postar um comentário