Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 11 de outubro de 2014

Deu negativo o resultado de exame de primeiro caso suspeito de ebola no Brasil

Foto: Futura Press
Se vírus for também for descartado no segundo exame, paciente sairá do isolamento e o sistema de vigilância dos contactantes será desmontado
 
O Ministério da Saúde informou na manhã deste sábado (11) que o exame para diagnóstico etiológico do paciente suspeito de infecção pelo vírus ebola teve resultado negativo. A confirmação, contudo, só deve ocorrer após a realização de um segundo exame, que será coletado 48 horas após a primeira amostra.
 
A pasta informou que o estado de saúde do africano Souleymane Bah, de 47 anos, é bom. Ele não apresenta febre e está mantido em isolamento total no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro (RJ). Se o caso também for descartado como ebola no segundo exame, o paciente sairá do isolamento e o sistema de vigilância dos contactantes será desmontado.
 
No próximo domingo (12), será colhida a segunda amostra de sangue, que também será enviada para análise laboratorial no Instituto Evandro Chagas, no Pará.
 
Histórico
O caso suspeito de ebola foi notificado na quinta-feira (9). Souleymane Bah saiu de Guiné, na África Ocidental, no dia 18 de setembro, com conexão em Marrocos, e chegou ao Brasil em 19 de setembro.
 
Por apresentar febre e ter vindo de um dos países com casos da doença, o caso foi classificado como suspeito. 
 
Ao todo, 64 pessoas que tiveram contato com o paciente estão sendo monitoradas. Quatro dividiam a residência com o religioso e outras 60 estão entre pacientes e corpo médico da UPA, em Cascavel. Apenas três pessoas, do sistema de saúde da cidade, tiveram contato mais próximo com o homem, mas em nenhum caso houve troca de fluido corporal, a forma de propagar o vírus ebola.
 
iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário