Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 11 de outubro de 2014

Into tem quatro casos de pacientes infectados por superbactéria

Quatro pacientes internados na enfermaria adulta do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), no Rio de Janeiro, foram infectados por uma superbactéria conhecida como Acinetobacter
 
A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da unidade informou que o estado de saúde dos pacientes é estável, uma vez que a bactéria não atingiu a corrente sanguínea.
 
De acordo com o Into, “a equipe médica do instituto tem adotado todos os protocolos clínicos e terapêuticos indicados para esse tipo de situação com monitoramento constante do quadro clínico dos pacientes”. A diretoria do Into considera a situação controlada e não há restrição no atendimento.
 
É o segundo caso de pessoas infectadas pela Acinetobacter esta semana no Rio. No Hospital Federal de Bonsucesso, oito pacientes também estão com a bactéria e em nove ela ainda não se manifestou.
 
A bactéria Acinetobacter é uma espécie resistente muito encontrada em ambientes hospitalares que afeta principalmente pessoas com imunidade muito baixa, internadas em centros de tratamento intensivo (CTIs), setores de oncologia e casos de emergências graves.
 
A médica infectologista da Fundação Oswaldo Cruz Diana Ventura recomenda a adoção de medidas para evitar a disseminação da bactéria. Entre elas, a conscientização dos profissionais de saúde para que façam a higienização constantemente, limpeza rigorosa do local e exames nos pacientes a fim de verificar a existência da bactéria no organismo.
 
Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário