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sábado, 11 de outubro de 2014

Saiba como escolher o brinquedo certo para cada idade

Para acertar no presente neste Dia das Crianças, criamos algumas dicas com base nas normas do Inmetro
 
Na hora de presentear uma criança, quem nunca se enrolou em frente às infindáveis prateleiras coloridas de uma loja de brinquedos? Para ajudar a descomplicar a tarefa, elaboramos uma orientação com base nas normas do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). As dicas são para garantir a brincadeira e, de quebra, aliar aprendizado para cada idade.
 
Assim, comprar o presente certo do Dia das Crianças será mais fácil. Livros e instrumentos musicais são itens que agradam sempre, independentemente da faixa etária, e ajudam a desenvolver o potencial dos pequenos. Use e abuse deles.
 
De 0 a 1 ano
 
 
Dê brinquedos coloridos de pano ou outro material macio (bonecas, carrinhos, e livros de banho), mordedores de borracha, chocalhos, móbiles, caixas de música, espelhos de plástico, tapetes de atividades, bichinhos de pelúcia ou de borracha que produzam sons, carrinhos de puxar ou empurrar.
 
De 1 a 3 anos
 
 
Presenteie com brinquedos grandes para montar ou puxar (carrinhos, cavalinhos de plástico etc.), adereços para diversão ao ar livre (bolas, conjunto de balde e pazinhas para areia), móveis e utensílios domésticos em escala, blocos de montar (de madeira ou plástico), além de instrumentos musicais infantis e livros de plástico para a hora do banho.
 
De 3 a 6 anos
 
 
Fantasias, fantoches, casas de bonecas e todo e qualquer tipo de minimeios de transporte (aviões, caminhões, carros de corrida), além de jogos de memória, quebra-cabeças com peças grandes, kits para colorir, além de kits de construção e miniaturas de lojas, fábricas de doces e postos de gasolina fazem a alegria da criançada.
 
De 6 a 9 anos
 
 
É hora dos jogos de tabuleiro (importantes por colaborarem no aprendizado das normas sociais), kits de experiências (científicas, de impressão ou de cozinha, por exemplo), patins, patinetes, bicicletas, jogos eletrônicos (sobre formar palavras ou lidar com dinheiro, entre outros), além de videogames (que oferecem níveis progressivos de dificuldade, dando oportunidade para a criança desenvolver habilidade e coordenação).
 
De 9 a 12 anos
 
 
Quebra-cabeças mais complexos, kits de mágica, química ou modelismo, acessórios para esportes coletivos (bola de futebol, bola de vôlei, chuteira, joelheira), jogos de tabuleiro, cartas, estratégia ou perguntas e respostas, kits de fantasias (que incentivem a montagem de representações dramáticas) ou de artes plásticas (escultura, pintura).

Zero Hora

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