Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Robôs: nossa saúde dependerá deles

InformationWeek EUA selecionou os robôs que estão mudando o mundo, sendo dois deles específicos para o uso em Saúde

Carros sem motorista são apenas o início de uma revolução. Dentre uma lista de robôs que dependeremos para trabalho, entretenimento, dois são voltados para saúde (veja fotos abaixo).

Os carros autodirigíeis dominam as manchetes. Mas existem muitos sistemas autônomos navegando no mundo físico, e outros estão por vir.

“A era da máquina inteligente será a mais impactante da história da TI”, declarou recentemente David Cearly, vice-presidente & Gartner Fellow. Um a cada três empregos será transformado em software, robôs e máquinas inteligentes até 2025, prevê o Gartner.

O aprimoramento de hardwares e softwares direcionam esse fenômeno, incluindo a profusão de sensores rápidos e baratos, redes wireless, incluindo redes de curto alcance e comunicação máquina-máquina, GPS e outras tecnologias de posicionamento, visão de máquina e aprendizado de máquina.

Duas importantes plataformas de software para sistemas autônomos de movimento são Continuous Activity Scheduling Planning Execution and Re-planning (CASPER) e Control Architecture for Robotic Agent Command and Sensing (CARACaS), ambos do Jet Propulsion Laboratory, da NASA.

Colocando tudo isso junto para sistemas de consumidor – a NASA já tem seu programa rover em Marte – irá demandar enormes quantidades de engenharia e testes. E ainda restam questões válidas sobre sistemas autônomos e segurança pública.

Além disso, como geralmente acontece, a adoção do mercado para esses sistemas deve acontecer mais devagar do que preveem os incentivadores.

Robôs x Saúde
 
Leito robótico: A área de saúde é um enorme imã para desenvolvimentos robóticos. O leito robótico Resyone, da Panasonic, que levanta o paciente, se tornou, recentemente, o primeiro a receber o certificado ISO13482, um novo padrão de segurança global para serviços robóticos. Além do Resyone, a Panasonic está desenvolvendo um robô de distribuição de remédios e outro robô que entrega comida, roupas e remédios. Fonte: Panasonic
 
 
Robôs auxiliares: Uma categoria emergente de robôs que nos acompanha, documentando nossas atividades ou carregando nossas coisas. Pense no Budgee, da Five Elements Robotics, um “amigável robô assistente”, projetado com os idosos e deficientes físicos em mente. A empresa está trabalhando também em uma interface de joystick para aqueles confinados a uma cadeira de rodas. O Budgee está disponível por US$ 1.399. Fonte: Five Elements Robotics
 
 
 
Créditos das Fotos: Information Week EUA
 
Saúde Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário